terça-feira, 10 de setembro de 2024


10 de Setembro de 2024
INFORME ESPECIAL - Vitor Netto

Duelo americano

Kamala Harris e Donald Trump se enfrentarão pela primeira vez em um debate presidencial na noite de hoje em rede americana. Alguns analistas políticos estão apostando que esse será um dos encontros mais importantes e que poderá, inclusive, mudar a corrida presidencial, a depender do desempenho de cada candidato.

De acordo com pesquisa eleitoral do fim de semana, os dois têm um ponto percentual de diferença: Trump 48% x 47% Kamala.

Será a primeira vez da vice-presidente em um debate, já Trump está no seu 11º. Conforme a equipe democrata, Kamala está se preparando junto a assessores. Já o republicano diz que não precisa se preparar para o encontro, contudo há fontes de bastidores que apontam que o ex-presidente realizou treinos para a disputa, inclusive com políticos que já foram democratas.

Analistas ainda apontam que Kamala se apresentará como a "ex-promotora de Justiça contra um condenado". Ontem a vice disse que Trump "provavelmente falará muitas mentiras".

Uma das regras do debate é que o microfone do candidato que não estiver com o uso da palavra esteja desligado. A democrata queria que os aparelhos estivessem ligados durante todo o encontro. Há quem aponte que o desejo da equipe de Kamala era permitir respostas caso Trump "solte" alguns comentários reativos contra ela. Há algumas semanas, ele questionou a identificação racial da democrata, que se apresenta como negra. O ex-presidente disse: "Eu não sabia que ela era negra até alguns anos atrás".

Outros assuntos que devem estar no radar do debate são questões de gênero, aborto, econômicas e de imigração. Trump também deve questionar a gestão de Joe Biden, da qual Kamala faz parte.

Durante o debate, GZH fará uma cobertura especial ao vivo com os detalhes do duelo entre os americanos. _

A maior cidade do país com a pior qualidade do ar

A maior cidade e a capital mais importante do país, São Paulo, recebeu ontem um título nada agradável.

De acordo com o site suíço IQAir, empresa especializada em tecnologia do ar e que organiza um ranking com grandes cidades do planeta, a capital paulista tem a pior qualidade do ar do mundo entre metrópoles.

No mesmo dia, dados da qualidade do ar da Companhia Estadual de Meio Ambiente de SP (Cetesb) apontavam que, das 22 estações, nove indicam situação "muito ruim", onze marcam "ruim" e duas "moderada". 

Ministério da Cultura prorroga Bolsa Retomada Cultural RS

O Ministério da Cultura prorrogou até a próxima segunda-feira as inscrições para o Bolsa Retomada Cultural RS. A iniciativa visa ajudar agentes culturais com dois benefícios de R$ 2.250, totalizando R$ 4,5 mil. Não há limite quanto ao número de bolsas que serão oferecidas pelo Ministério.

A ação é destinada para artistas de 95 cidades do RS que foram atingidas pela enchente e tiveram situação de calamidade reconhecida, conforme portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Quem se inscrever precisa concluir um dos sete cursos de 70 horas oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS.

A iniciativa também tem parceria com a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

agenda

A Federasul realiza hoje encontro junto a técnicos da Corsan para falar da construção de tubulação de esgoto tratado entre Xangri-lá e o Rio Tramandaí e como será o tratamento dos resíduos.

Também hoje, o reitor da UFRGS, Carlos Bulhões, apresenta os resultados da gestão durante os anos de 2020-2024. Ele fica no cargo até o dia 20.

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário: