sábado, 28 de setembro de 2024



28 de Setembro de 2024
ARTIGOS

Eleições: exercício democrático!

Dom Jaime Spengler - Presidente da CNBB e arcebispo metropolitano de Porto Alegre

A democracia, busca de consensos e soluções, passa pelo chão das cidades! O bom político é capaz de dar o primeiro passo para que as diferentes vozes sejam ouvidas; é operoso, construtor de grandes objetivos, com olhar amplo, realista e pragmático.

A melhor maneira de ensinar democracia é nos municípios, pois é neles que o trabalho prático e o resultado de uma eleição têm a melhor visibilidade. As eleições oferecem uma oportunidade de avançar no processo de renovação de lideranças políticas, de jovens talentos e de pessoas comprometidas com a luta pelos direitos da cidadania no contexto democrático e republicano.

As prefeituras têm responsabilidades relevantes: assegurar creches, pré-escola e Ensino Fundamental, garantir parte dos serviços do SUS, regular o uso e a ocupação do solo urbano, investir em infraestrutura urbana, regular o transporte coletivo, promover a coleta de lixo e sua destinação, apoiar a segurança pública municipal.

Pela política nas cidades passam pautas decisivas: a reapropriação dos recursos públicos para a população; a ocupação justa do solo; as necessárias mudanças nas favelas e a redução de moradias precárias; infraestruturas que minimizem as consequências de catástrofes naturais; enfrentamento das epidemias decorrentes da proliferação de mosquitos; coleta de lixo; defesa ambiental; acesso de todos a educação e saúde; ações eficientes em prol da segurança pública.

Para superar toda forma de corrupção, é necessário acompanhar, vigiar e analisar criticamente os atos dos escolhidos para o serviço público. A corrupção anda de mãos dadas com o autoritarismo das "autoridades", a ganância dos fracos travestidos em poderosos e a pouca inteligência dos controles. Ela destrói a sociedade, abala a representatividade, esfacela os caminhos da democracia.

A atividade política é uma nobre forma de caridade! É preciso alimentar a esperança! E "quando se tem esperança, confia-se em algo que nos transcende" (B.-Chul Han)! 

Nenhum comentário: