Com disputas difíceis, PSDB luta para manter tamanho
Dois anos depois de entrar para a história ao reeleger pela primeira vez um governador no Rio Grande do Sul, o PSDB vislumbra a possibilidade de perder força política no Estado. Governando três dos cinco maiores municípios, o partido enfrenta eleições intrincadas em todos eles e tenta superar a polarização estabelecida entre direita e esquerda para avançar às disputas de segundo turno.
Em Caxias do Sul, o prefeito Adiló Didomenico, que tenta a reeleição, enfrenta candidatos competitivos à esquerda e à direita.
Em Pelotas, que está sob domínio tucano há 12 anos, o partido apostou em Fernando Estima e, em Santa Maria, no vice-prefeito Rodrigo Decimo. O cenário é semelhante nos dois casos, com os tucanos brigando por vaga na fase decisiva.
O risco de desidratação do PSDB começou a se cristalizar antes do período eleitoral, simbolizado na dificuldade de construir uma candidatura viável em Porto Alegre - onde os tucanos acabaram coadjuvantes na aliança de Juliana Brizola (PDT).
Presidente estadual do partido, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, reconhece que os candidatos tucanos enfrentam pleitos difíceis nas maiores cidades, mas pondera que todos têm chance de vencer e aponta que o partido lidera chapas competitivas em outros municípios populosos, como Gravataí, Viamão, Bento Gonçalves e Cachoeira do Sul.
Houve uma certa frustração no início, quando não conseguimos ter candidato em Porto Alegre, mas apesar disso estamos muito entusiasmados com as candidaturas que temos - diz Paula.
Expectativa
O PSDB lançou 81 candidatos a prefeito no Estado neste ano, quase o mesmo número do que na eleição passada, e, de acordo com Paula, a expectativa é conquistar cerca de 40 prefeituras. Em 2020, os tucanos levaram 27.
Principal ativo do partido no RS, Eduardo Leite já participou de duas sessões de gravação de vídeos de apoio a correligionários, mas ainda não fez grandes incursões para participar de atos de campanha no Interior. _
Cinco ex-governadores declaram apoio a Melo
Cinco ex-governadores do Rio Grande do Sul manifestaram apoio à reeleição do prefeito Sebastião Melo (MDB) em Porto Alegre. O grupo se reuniu para almoçar com Melo no sábado, na residência de Pedro Simon.
O encontro foi organizado por Jair Soares, que costuma ser a amálgama entre os colegas. Além de Jair (PP) e Simon (MDB), compareceram Germano Rigotto (MDB), José Ivo Sartori (MDB) e Yeda Crusis (recém-saída do PSDB).
- Porto Alegre é uma cidade que precisa da experiência que tem o nosso grande prefeito Melo. Por isso, é muito importante que a opinião pública tenha conhecimento que este apoio vem para dar respaldo importante para a reeleição de Melo - afirmou Jair.
Entre os outros ex-governadores, os dois do PT, Olívio Dutra e Tarso Genro, estão com Maria do Rosário. Já o PDT de Alceu Collares lançou Juliana Brizola, que também tem apoio do governador Eduardo Leite (PSDB) e do ex-governador Ranolfo Vieira Júnior. _
TRE julga uso de fantoches na propaganda em Pelotas
Na TV, Perondi aparece conversando com dois fantoches, batizados de "Ferdinandos". O nome é propositalmente semelhante ao de seus concorrentes Fernando Marroni (PT) e Fernando Estima (PSDB).
A coligação de Marroni alega que o conteúdo da propaganda fere a lei eleitoral. O pedido para barrar a sátira foi rejeitado em primeira instância. _
Férias para a campanha
O vice-governador Gabriel Souza entra em férias a partir de amanhã para intensificar a participação na corrida eleitoral. Gabriel vai percorrer o Estado para apoiar candidatos do MDB. Até o final da campanha, o vice-governador reforçará a mobilização do partido no Interior.
A primeira caravana organizada pelo MDB passará por mais de 10 cidades entre amanhã e quarta-feira, dentre as quais Rio Grande, Alegrete, Cruz Alta, Santa Rosa e Santa Maria.
Além de Gabriel, lideram a comitiva o deputado Vilmar Zanchin, presidente estadual do MDB, e o ex-senador José Fogaça, vice-presidente do partido.
O MDB está em segundo lugar no número de prefeitos no RS, atrás do PP, mas tem mais eleitores sob sua gestão. _
Lista tríplice
Será formada hoje a lista tríplice da qual sairá o novo desembargador do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJM-RS). A votação será às 14h, no plenário da Corte.
A vaga pertence à classe dos advogados. Em março, a seccional gaúcha da OAB elegeu uma lista sêxtupla, que agora será transformada em tríplice pelo TJM. Depois, os nomes serão submetidos ao governador Eduardo Leite, que escolhe o novo desembargador.
Estão na disputa Gabriela John dos Santos, Fabricio Matiello, Luiz Augusto Pires, Silvio Martins Pinto, Roberto Meza Pereira e Jairo Cutinski. _
mirante
Os ministros Paulo Pimenta (Secom) e Jader Filho (Cidades) aportam amanhã em Porto Alegre para participar do mutirão de orientação da Caixa para a compra assistida de casas a famílias que perderam a moradia na enchente.
A Fraport contesta a informação de que os operários que trabalham na recuperação do aeroporto Salgado Filho fizeram feriadão no 20 de setembro. Segundo a empresa, os trabalhos seguiram normalmente e só pararam durante a chuva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário