PORTO ALEGRE
Fios soltos são retirados de avenida por força-tarefa
Mais de 50 toneladas de material sem uso já foram suprimidas desde o início da ação, em janeiro deste ano. Operação teve de ser interrompida durante a enchente de maio. Segundo a prefeitura, o processo não tem data para ser concluído. Solicitações realizadas via 156 ajudam na definição dos locais
André Malinoski
A força-tarefa da prefeitura de Porto Alegre para a retirada dos fios soltos e inativos passou pela Avenida Osvaldo Aranha. Na manhã de ontem, o trabalho ocorria nas imediações do Hospital de Pronto Socorro (HPS), em direção ao Túnel da Conceição. Sete funcionários e dois caminhões realizavam o serviço.
Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), mais de 50 toneladas de fiação sem uso já foram suprimidas desde o começo da ação, em 12 de janeiro de 2024. O secretário da pasta, Assis Arrojo, diz que o processo não tem data para ser concluído.
- É um efeito formiguinha, com um pouco por vez, para tentar melhorar o visual da cidade - afirma.
O serviço precisou ser interrompido durante a enchente de maio. A retomada ocorreu em 11 de julho, quando a Flatnet Provedor de Acesso à Internet ficou responsável por remover e dar destinação aos cabos de telecomunicações retirados da fiação aérea. Em agosto, foi retomado pelas equipes da prefeitura, nas segundas, quartas e sextas-feiras.
Repercussão
Ontem, algumas pessoas observavam o serviço sendo executado no bairro Bom Fim.
- É necessário para não pegar na cabeça de alguém e não dar acidente elétrico - disse Gilberto Madeira, 31 anos, que trabalha como atendente em uma loja da via.
A farmacêutica Laura Velasques, 30, vê a iniciativa de forma positiva.
- Isso é muito importante até pelos temporais que estamos tendo aqui - acredita ela.
Os locais são escolhidos por meio do mapa de calor gerado pelas solicitações de serviço via 156 e pelos órgãos de fiscalização. A ação não é realizada quando chove.
O material retirado é pesado e comercializado para empresas de reciclagem habilitadas por órgãos ambientais. Os recursos são revertidos em mobiliário para os parques e praças de Porto Alegre.
Na semana passada, a força-tarefa passou por vias como 24 de Outubro e Dona Margarida. Os próximos pontos a serem visitados serão definidos hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário