18 DE AGOSTO DE 2021
INFORME ESPECIAL
Tiro no pé
A mensagem torta que os Estados Unidos enviaram ao mundo ao debandar do Afeganistão vai muito além da política. Houve, mais do que tudo, uma quebra de confiança. Durante os 20 anos em que estiveram no país, os americanos tiveram apoio local, que vai de tradutores ao fornecimento de produtos e serviços. Ao virar as costas aos "amigos" afegãos, Joe Biden entregou-os aos leões. Parece que só se deu conta da deslealdade depois. É disso, em grande parte, que os analistas, mesmo os aliados da Casa Branca, mais reclamam. Como fazer negócios e confiar em alguém que, de repente, vai embora? Esse é um prejuízo que deixa marcas de longo prazo, inclusive em outros locais nos quais os interesses americanos precisam de tanques e blindados para serem preservados.
Aliás, a saída do Afeganistão também comprova que a força física, por maior que seja, não funciona se não vier acompanhada de investimento em educação, criação de renda e infraestrutura. Mas, aí, já é querer demais.
Dentro da área
A Federação Gaúcha de Futebol está lançando a marca FGF Conecta. O objetivo é promover palestras, cursos e seminários sobre temas de diferentes áreas, mas que conversem com o futebol.
O primeiro evento será sobre "Morte súbita em atletas: cardiopatias no esporte". É no dia 23 de agosto, às 19h, com transmissão pelo Facebook e YouTube da FGF, com mediação do mestre e doutor em Epidemiologia e professor da UFRGS Paulo Petry. Os palestrantes:
Hibanes dos Santos Rodrigues, cardiologista e membro da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, e Luciano Pires, cardiologista e especialista em ecocardiografia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Academia
A UFRGS subiu de posição na mais nova edição do ranking acadêmico mundial de universidades Shangai. Passou da colocação 401-500 para a 301-400. Entre as instituições brasileiras, está atrás apenas da USP. No geral, a liderança é de Harvard, seguida por Stanford, ambas nos EUA.
Pontes
"Reconexão no mundo da covid-19" é o tema da primeira conferência do Fronteiras do Pensamento 2021, na quarta-feira da semana que vem. O biólogo evolucionário norte-americano Jared Diamond abordará uma perspectiva global para a pandemia, com foco não apenas nas causas, mas também nas possíveis soluções. Até domingo as inscrições podem ser feitas pelo valor do Lote 2. Informações: https://gzh.rs/3m93din
Desfoque
Um dos primeiros efeitos da radicalização política é a perda da perspectiva transitória do poder. Egos, vaidades e rivalidades passam. Ficam as instituições, com suas missões e propósitos. É em favor deles, na perspectiva da perenidade, que os líderes de verdade devem trabalhar.
Jango
Maria Thereza Fontella Goulart, ex-primeira-dama e viúva de João Goulart, escreve uma carta ao prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, cobrando ações pela preservação da Casa Memorial João Goulart. "O museu deixou de estar à altura de Jango e isso me preocupa. Meus pertences estão lá, meus arquivos, documentos, objetos, mas o acervo não é apenas meu, está lá a memória deste país e não posso permitir que nossa história continue sendo esquecida", diz Maria na mensagem.
Em resposta ao texto, enviado ao Informe Especial, o prefeito diz que:
"A administração Eduardo Bonotto tem envidado esforços os mais diversos com a intenção de sempre preservar a memória de suas figuras ilustres, dentre as quais João Goulart está sem dúvida alguma entre as principais. O museu funciona normalmente e conta com a presença de seis funcionários que ajudam na preservação histórica do local".
Para eles
O aplicativo Inner Circle lançou uma plataforma para ajudar os usuários a escolher a foto certa para usar na hora da paquera. O Photocoach analisa os registros e aponta quais pontos podem melhorar, como expressões faciais, brilho, contraste, saturação e temperatura de cor. Uma pesquisa interna do app mostrou que 33% dos gaúchos não sabem escolher fotos para usar no perfil. A vergonha de posar e as fotos sem camisa são exemplos do que pode atrapalhar na hora de dar match.
Nenhum comentário:
Postar um comentário