Futuro do leilão de celular 5G é incerto
O pedido de vista feito ontem no julgamento do edital de implantação da tecnologia de celular de quinta geração (5G) pelo Tribunal de Contas da União (TCU) jogou incerteza sobre a realização do leilão ainda neste ano. Havia acordo para garantir o fim do julgamento, rompido pelo ministro Aroldo Cedraz diante de "inconsistências" apontadas por auditores. Entre as objeções, está a criação de rede privativa de comunicações para o governo federal e um programa de conectividade na Amazônia.
Os dois projetos custam R$ 2,5 bilhões. No formato previsto, seriam despesas fora do teto dos gastos, ou seja, um dispositivo fura-teto. Essa interpretação ajudou a azedar o humor no mercado financeiro, levando o dólar a fechar com alta de 1,99%, em R$ 5,375. A criação desse sistema era condição do governo Bolsonaro para não barrar a Huawei. Os Estados Unidos seguem fazendo pressão para que o Brasil limite a contratação da empresa chinesa pelas operadoras selecionadas no leilão.
Apesar do pedido de vista, o TCU manteve o julgamento, com maioria de votos favoráveis aos termos do edital. Conforme o ministro Bruno Dantas, conhecido por ser defensor das regras fiscais, o pedido de vista não deve atrasar o leilão, porque a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) poderia publicar o edital, e fazer depois ajustes propostos pelo TCU.
No lixo, lições e tesouros
Especializada em gestão de resíduos, a startup gaúcha Trashin aposta em parcerias com instituições educacionais. Desde o final de 2020, desenvolve um projeto no Colégio Farroupilha, e, agora, será a vez do Colégio Israelita Brasileiro, ambos em Porto Alegre. Renan Vargas, cofundador e CCO da empresa, diz que o objetivo é reforçar a valorização dos resíduos entre entre crianças e adolescentes:
- Quando falamos com esse público, damos um passo para mudar a realidade nas famílias.
Em oito meses no Farroupilha, a empresa encaminhou a reciclagem de 6.251 quilos de resíduos sólidos coletados e deu destinação correta a 138 quilos de lixo eletrônico. Além disso, instalou 14 composteiras, que transformam lixo orgânico em adubo. Diretora pedagógica do Farroupilha, Maricia Ferri, afirma que é papel da escola "formar cidadãos éticos e competentes, e multiplicar conceitos de sustentabilidade".
dos industriais gaúchos consideram "provável" um racionamento de energia no país neste ano. No corte estadual do levantamento da CNI, feito pela Fiergs, 96,7% dos empresários temem reajuste na tarifa, dos quais 42,6% projetam alta "grande" e outros 42,6% esperam que seja "moderada".
Nenhum comentário:
Postar um comentário