24 DE AGOSTO DE 2021
+ ECONOMIA
Projeto residencial restaura palacete de Porto Alegre
Levou sete anos, mas a obra terminou: o Paço Santo Inácio, da Uma Incorporadora, com 36 apartamentos, também devolveu o esplendor a um dos mais bonitos palacetes de Porto Alegre (foto), assinado pelo espanhol Fernando Corona, autor do projeto da Galeria Chaves. A intenção é ter uma área de gastronomia e cultura.
- Tem mais emoção do que razão. Fizemos seis subsolos, dois para os visitantes da casa. Se queremos abrir para o público, temos de oferecer essa facilidade. Foi uma obra de engenharia muito complexa, mas vai ser uma referência na cidade - disse à coluna Antonio Ulrich, diretor da Uma.
O trabalho começou ainda em 2007, nas negociações com os proprietários da casa e a prefeitura. Para o restauro, foram contratados muralistas, porque a decoração nas paredes era pintura, não papel de parede. Os vitrais (detalhe ao lado) foram retirados e restaurados um a um.
- Teve momentos em que parecia a Capela Sistina (risos). Foi um trabalho muito demorado, caro. Tudo foi restaurado com minúcia, e a casa está no estado da arte em instalações elétricas e hidráulicas - detalha Ulrich.
No torreão, vai funcionar um coworking. Ainda não está em operação, mas servirá aos moradores do prédio e ao público externo. Também há uma sala multiuso para pequenos eventos, como exposições de arte e aluguel temporário.
Segundo Ulrich, 75% das unidades estão vendidas, e já há até moradores. As unidades ainda disponíveis têm dois dormitórios e duas suítes em 86 metros quadrados, com isolamento acústico, vidro com controle solar, gás natural canalizado, gerador para 100% das necessidades do prédio, opções de espaço gourmet e churrasqueiras privativas.
No final da conversa, Ulrich disse ter transformado um sonho em realidade mas não pretende encarar outro projeto desse tipo. A coluna espera, sinceramente, que ele mude de ideia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário