sexta-feira, 4 de julho de 2014


04 de julho de 2014 | N° 17849
ARTIGOS - João Carlos Möller*

BUCOLISMO E DESENVOLVIMENTO

Travessias de balsas podem ser realizadas em Charqueadas e São Jerônimo, distantes menos de 50 quilômetros de Porto Alegre. Essas duas cidades situam-se sobre a margem direita do Rio Jacuí e suas populações não têm acesso à margem esquerda, a não ser por balsas, que não operam em dias com neblina. Este fato não seria tão inusitado se do outro lado do Jacuí, a exatos 25 quilômetros de Charqueadas, não estivesse situado o Polo Petroquímico de Triunfo, que confere ao município de mesmo nome o maior PIB per capita do Rio Grande e um dos maiores do mundo.

Por falta de uma ponte ligando as duas margens do Jacuí nessa região do Estado, as populações de Charqueadas, de São Jerônimo e da bucólica General Câmara ficaram sem acesso direto ao Polo e a sua variada gama de empregos. Além disto, fica difícil entender a inexistência de uma ponte sobre o Jacuí, permitindo a ligação rodoviária do Polo diretamente ao entroncamento das BRs 290 e 116, em Eldorado do Sul, e daí para o Porto de Rio Grande. Essa providência por certo desafogaria a BR-386 e as pontes sobre o estuário do Guaí-ba, reduzindo acidentes, engarrafamentos e os mais variados transtornos diários. Esse trajeto teria não mais que 20 quilômetros de extensão.

Que estranhos e antissociais interesses existem por trás da decisão de não construir uma ponte sobre o Jacuí nessa região? A quem interessaria manter cativa a mão de obra existente nessas três cidades e não submeter-se à concorrência das inúmeras empresas que constituem o Polo? Certamente, essas empresas gostariam de dispor da mão de obra de bom nível educacional situada nas proximidades, caso existisse uma ponte.

Teria sido uma decisão de Estado preservar o bucolismo das ruas de General Câmara e das travessias de balsa nos rios deste Rio Grande extremamente abençoado pela natureza, mas que não parece ter sido aben-çoado pela formação de políticos com conhecimentos razoáveis de geografia ou com noções básicas de planejamento logístico e social?

De quebra, poderia também ser explicado por que até hoje não existe transporte hidroviário de passageiros entre o centro de Porto Alegre e o Guarujá, com estações no Beira-Rio, Cristal, Ipanema etc. Tal transporte iria melhorar a vida de milhares de pessoas.


* GEÓLOGO

Nenhum comentário: