sexta-feira, 25 de abril de 2014

Jaime Cimenti

Gostosa, saudável invasão Japa em Porto Alegre

Lá por 1935, se não me falha a memória, começaram as churrascarias em Porto Alegre. Não, em 1935 eu não tinha nascido, ainda, acreditem. Nossa cidade, antes e depois disso, passou por sucessivas modas de culinárias alemã, italiana, espanhola, africana e portuguesa. Comida baiana e mexicana nunca pegou muito por aqui. Por quê? Já tivemos fases de galeterias, pizzarias, comida chinesa, cheeseburgers, cachorro-quente, entre outras.

A competente e abrangente matéria do Nestor Tipa Júnior, na página 14 do nosso Jornal do Comércio de 22 de abril, mostra números, fatos e fotos da gostosa e saudável invasão da culinária japonesa em nossa cidade. Antigamente, se dizia, brincando, óbvio, que restaurante japonês fechava cedo para a gente poder jantar, depois, em algum lugar.

Em 1973 surgiu o lendário japa Sakae’s da Castro Alves, 690, o glorioso pioneiro que funciona até hoje, com suas mais de cem receitas. Longa vida, Tadao! Atualmente, consta que são mais de 60 casas com comida japonesa em Porto Alegre, incluindo as temakerias. Segundo a Smic, temos 146 churrascarias registradas.

Por enquanto o churras está ganhando por 2.5, mas até quando? Ou será que vão começar a assar mais salmão? Em algumas churrascarias e galeterias já temos sushi e sashimi. A gurizada, público maior da gastronomia japonesa, tem sua razão: a comida é saudável.

Cientificamente, aliás, se sabe que os orientais, no geral, comem melhor e têm mais saúde que nós, ocidentais. Está certo, vamos aprendendo. O mercado de trabalho agradece, e é simpático ter mais essa opção gastronômica. Comer e dormir, pela ordem, seguem sendo a segunda e a terceira coisa mais importantes da vida. No fundo o lado econômico, sempre ele, deve estar fazendo sua parte.

Os preços do arroz, do salmão e de outros ingredientes devem estar ajudando e inspirando nossos empreendedores. Um olho no livro de receitas e outro no livro-caixa, receita antiga, boa e infalível. Com o tempo, os restaurantes mais competitivos e melhores vão permanecer e alguns vão fechar, o que é normal.

Eu ainda acho que os temperos e sabores da culinária chinesa,  normalmente mais fortes, são mais atraentes, mas me rendo também aos pratos japoneses, mais suaves. O importante é seguir fiel ao prato favorito universal: o prato cheio, claro, não é? Mas com moderação, certo? Buon appetito a tutti quanti! Grazie ed altrettanto!


Nenhum comentário: