sexta-feira, 25 de abril de 2014

Jaime Cimenti

O thriller sexual de Tailor Diniz

Em linha reta, romance de temática policial-sexual, é o 13º livro do consagrado autor gaúcho Tailor Diniz, jornalista, escritor e roteirista de cinema e TV que, entre outros, publicou volume de contos Tranversais do tempo (Bertrand Brasil, Prêmio Açorianos 2007 e Prêmio Ages) e A superfície da sombra, romance lançado pela Grua Livros em 2012, com adaptação para o cinema. Tailor tem muita experiência com literatura policial e seu romance Crime na Feira do Livro, publicado pela Dublinense, foi finalista do Prêmio Açorianos de Literatura em 2011 e traduzido para o alemão.

Em linha reta (Grua Livros, 128 páginas), já nas primeiras linhas, envolve o leitor com sua linguagem ágil e direta, numa cena forte. Sophia Antonelli, uma universitária garota de programa, contratada por um cliente desconhecido, é levada por um motorista tosco, falante e agressivo que, ao som de músicas antigas de Roberto Carlos, vai garganteando muito sobre vida, prostituição e a estranha receita de peixe que come o recheio antes de ser abatido a marteladas e ir ao forno. Os diálogos são primorosos, verdadeiros e agressivos, como poucos na literatura brasileira e na de outros países.

O motorista segue por uma estrada gaúcha, retilínea e deserta, noite adentro. Ao serem abordados por policiais, na estrada, o motorista simplesmente diz que está a serviço do Sacerdote. Os agentes da lei batem continência, perguntam se ele vai bem e mandam seguir. Adiante, na tentativa de se evadir da situação, Sophia acaba se enredando de vez numa teia de perversões.

O thriller sexual de Tailor, pelos cenários, personagens e temática, se insere no melhor da tradição literária latino-americana, da qual o autor é parte e profundo conhecedor. Entre a realidade e o delírio, entre o sonho e a alucinação, Sophia vai vivenciando, em poucas horas, em ritmo acelerado, acontecimentos ligados com religião, sexo, sadismo, suicídios, fuzilamentos e ambientes perdidos no tempo e no espaço. Mas a prosa enxuta e experiente de Tailor não cai simplesmente nas famosas hipérboles e facilidades do fantástico e leva o leitor a outros caminhos.

Caminhos das profundezas e labirintos da alma humana, dos desejos dos seres e dos maquinismos sociais e pulsões que acabam por escravizar as pessoas. Em linha reta vai além de um romance policial bem construído. Além do que existe entre o céu e a terra.


Bem como diz Jorge Luis Borges na epígrafe: “os sonhos são uma obra estética, talvez a expressão estética mais antiga. Toma uma forma estranhamente dramática, já que somos, como disse Addison, o teatro, o espectador, os atores e a fábula.” Por aí.

Nenhum comentário: