terça-feira, 15 de abril de 2014


15 de abril de 2014 | N° 17764
LUIZ PAULO VASCONCELLOS

O teatro e a ditadura

A gente vive querendo paz, tranquilidade e tudo mais que nos mantenha a sensação de ainda estarmos no colo da mamãe. O que esquecemos é que sem um bom desafio, um bom conflito, uma boa ameaça, permaneceremos sempre no mesmo lugar, morrendo de tédio, sem possibilidade de avançar, sem perspectiva de encararmos o novo. Querem ver?

Será que existiu um grande movimento na arte sem uma ameaça de invasão, uma revolução, uma guerra, qualquer coisa que proponha modificações filosóficas e políticas e que faça com que aquela gente necessite expor seus pensamentos, provocar o pensamento do outro, criticar, discutir, acusar e defender suas verdades e suas ideias? Não.

Os gregos inventaram a democracia, mas mantiveram a escravatura. Shakespeare viveu numa Inglaterra próspera, mas com a Invencível Armada nos calcanhares. Tchékhov retratou a decadência da aristocracia russa pressionada pela ascensão do proletariado. Brecht escreveu no momento em que capitalismo e comunismo se enfrentavam, e Beckett retratou o vazio deixado pela II Guerra Mundial.

Outro exemplo foi o teatro feito no Brasil durante os tempos da ditadura. O teatro foi a maior manifestação de resistência ao regime militar. Tudo começou com o show Opinião, do Teatro de Arena e do Grupo Opinião, oito meses após o golpe. Em seguida, estes grupos encenam Liberdade, Liberdade, e o Opinião produz Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come.

Na lista de autores que participam do teatro desse período, não podem deixar de ser citados Augusto Boal, Antunes Filho, Cacá Rosset, Millôr Fernandes, Flávio Rangel, Ferreira Gullar, Oduvaldo Vianna Filho, Plínio Marcos, Chico Buarque, autores que de uma forma enfática e criativa driblavam a censura e expunham através de símbolos e metáforas a violência e o absurdo do regime militar. E creio que nenhum outro exemplo ilustre melhor essa atitude do que os versos de Cálice, de Chico Buarque e Gilberto Gil:

“Pai, afasta de mim esse cálice

De vinho tinto de sangue”

Depois do Arena, os grupos de contestação multiplicaram-se: o Oficina, liderado por Zé Celso Martinez Corrêa, responsável por alguns dos espetáculos mais importantes do teatro brasileiro; o grupo Tapa, a Cia. do Latão, o CPC da UNE e, aqui em Porto Alegre, o Teatro de Arena, fundado por Jairo de Andrade em 1967.


Não me entendam mal, não estou sugerindo que esquerda ou direita proponham uma nova ditadurazinha no Brasil, mas que o palco brasileiro está sentindo falta de uma reação mais incisiva contra os descalabros de uma política sem ideologia, baseada simplesmente na “governabilidade”, disso ninguém tem dúvida.

Nenhum comentário: