sábado, 19 de abril de 2014


19 de abril de 2014 | N° 17768
PAULO SANT’ANA

Fifa, a mandona

Que coisa chata: essa Fifa nos proíbe de tudo, ela manda em tudo.

A Fifa teve a audácia de mandar fechar a lojinha do Inter no Beira-Rio.

Mais ainda: mandou fechar uma lancheria tradicional que fica do lado do Gigantinho, a Mek Aurio. Que desplante da Fifa, mandar fechar lugares que são caros aos porto-alegrenses.

A Fifa – vocês sabiam? – é uma entidade espúria. Esses dias, vim a saber que ela tem interesses escusos com relação ao futebol, transmite a prepostos e laranjas seus exclusividades de negócios em torno desse esporte.

Só falta a Fifa tirar o Asilo Padre Cacique dos arredores do Beira-Rio.

De onde vem esse poder divino da Fifa? Só se ouve dizer que tal coisa não pode porque a Fifa não deixa.

Eu mandei comprar já um ingresso para assistir a um só jogo da Copa do Mundo no Beira-Rio, de preferência jogo da Argentina para ver ao vivo o Messi.

E vou levar de propósito um isopor com seis garrafas de cerveja para consumir durante o jogo. E as cervejas que vou levar de lanche não são as da marca que a Fifa patrocina.

Duvido que não me deixem entrar com essas cervejas. Pode ser que a Fifa tenha o peito de me proibir de entrar com essas cervejas. Pode ser.

Mas vou pagar para ver.

E vou mostrar para todos à minha volta no estádio as cervejas que estarei levando.

Aliás, como precaução, vou mandar arrancar os rótulos das minhas seis garrafas de cerveja só para testar o bode que vai dar no ingresso do estádio.

Daqui a uns dias, a Fifa é capaz de estabelecer a marca da goma de mascar que vou usar no Beira-Rio. Ou a marca dos sapatos que terei de calçar para ingressar no estádio.

Nem o governo brasileiro nem minha mulher exercem tanto poder sobre mim quanto a Fifa.

Além de me cobrar uma fortuna por um ingresso, a Fifa se dá ao luxo de me proibir de fazer mil coisas se quiser assistir à Copa do Mundo.

É capaz de me prescrever as cuecas que devo trajar por baixo das calças quando for assistir a uma partida.

A Fifa teve o desplante de proibir que a Banda da Saldanha toque nas sociais do Beira-Rio quando dos jogos.

Ora, que vão se meter na vida dos franceses e parem de encher o nosso saco.

A Fifa tem mais poder do que a ONU sobre a vida das pessoas.

Chego a ponto de duvidar se não terei de pedir licença à Fifa para fazer sexo com minha mulher durante a Copa.


Só que, se ela me proibir disso, abençoarei a Fifa.

Nenhum comentário: