quarta-feira, 30 de abril de 2014


30 de abril de 2014 | N° 17779
ARTIGOS - HENRY CHMELNITSKY*

Este desafio valerá a pena

O 1º de maio que se aproxima terá uma característica especial: estaremos a 42 dias do começo da Copa do Mundo no Brasil. A Fifa escolheu Porto Alegre como uma das sedes do maior evento esportivo do mundo por alguns motivos. Um deles é a hospitalidade com que os visitantes são recebidos na Capital. Outro é a qualidade dos bares, restaurantes e hotéis. A gentileza e a atenção se tornaram marcas registradas de nossa cidade, graças à atuação dos que atendem os turistas.

É para manter esta marca positiva que o esforço tem sido intenso para qualificar os trabalhadores do setor para um atendimento de excelência, não somente para os turistas, mas para quem é morador e frequenta os estabelecimentos da cidade. E, neste quesito, não é só o inglês que faz a diferença. A atenção, a simpatia e a eficiência durante o atendimento são responsáveis por cativar qualquer cliente.

O setor da hotelaria e gastronomia de Porto Alegre reúne mais de 100 mil pessoas, entre empregos diretos e indiretos. A responsabilidade é grande, mas o desafio vale a pena. Cumprir a missão de fazer com que os visitantes de outros Estados e países se sintam em casa será um golaço na trajetória que une empresários e colaboradores de cada estabelecimento. Ao final, teremos, todos nós, o trabalho reconhecido e aplaudido.

Nossa oportunidade é única, tem prazo de validade, mas gera a oportunidade do legado. Legado na melhoria dos serviços via qualificação e capacitação de nossa mão de obra, geração de renda, expansão do turismo e a descoberta de que Porto Alegre é uma cidade carismática, com história, uma forte atração cultural e belezas únicas, como o nosso pôr do sol, o Laçador e nossos parques.

Porto Alegre ganha a chance de se tornar um ponto obrigatório de visitas de brasileiros e estrangeiros depois da Copa. O cartão de apresentação da cidade será, mais uma vez, dado pelos envolvidos na nobre tarefa de atender bem. Os melhores cumprimentos e o reconhecimento pelo Dia do Trabalhador!


*Presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa)

Nenhum comentário: