05 de janeiro de 2014 | N° 17664
MARTHA MEDEIROS
À flor
da pele
Quando
tento buscar na memória a menina que fui, não consigo me ver chorando. No
colégio? Nunca. Em casa? Só de forma muito reservada e profunda no silêncio do
meu quarto, jamais por fricotes infantis. Mesmo adolescente, com os hormônios
em curto-circuito, tampouco lembro de abrir as torneiras. Era durona, não
chorava nem quando havia sério motivo para tal aliás, bastava que algum parente
distante tivesse morrido para me dar uma vontade louca de rir. Tinha vergonha
de me emocionar.
Depois veio a idade dos namoros, e aprendi a chorar por dor
de cotovelo e também por autopiedade. Meu choro era tão sentido, vinha de zonas
tão secretas em mim que, mesmo quando o motivo do choro já havia se dissipado,
eu continuava chorando pela simples emoção de estar testemunhando a minha
tristeza reprimida que finalmente desaguava — eu chorava pela comoção que eu
mesma me causava.
Chorei por amor e ainda vou chorar, porque é da natureza do
amor despertar nossas fragilidades. Chorei no momento em que minhas filhas
nasceram, porque o esforço e a intensidade da emoção do parto faz tudo vazar
sem barragem que represe. E chorei de raiva nas poucas vezes em que me senti
injustiçada. E só. Tudo choro emocional, mas com razão conhecida.
Porém acabou o tempo de estio, quando eu chorava tão de vez
em quando que podia lembrar a data. Nos tempos que correm, as lágrimas também
correm — muito! E se antes chorava por alguma emoção irreprimível como o
nascimento de um filho ou por um sofrimento doloroso como a partida de um
grande amor, ando chorando agora durante a Dança dos Famosos. Quando o Gabiru
fez o gol que deu ao Inter o Campeonato Mundial de Clubes, chorei. Quando uma
criança canta na festinha da creche: “Quero ver você não chorar/Não olhar pra
trás...”, me debulho. Choro em formatura.
Choro em discurso de família. Chorei quando os Stones
entraram no palco no Hyde Park e quando Paul McCartney cantou My Love no
Beira-Rio. Choro com os fogos de artifício do Réveillon. Choro no trânsito.
Choro quando os caixões são fechados, mesmo que eu não conheça quem esteja
dentro. Choro ao ver qualquer pessoa chorando. Choro em apresentação de dança
da Dullius. Choro em aeroporto. Choro no banho. E quando ouço Chão de Giz, do
Zé Ramalho, daí não são apenas olhos marejados: transbordo. Essa música toca em
alguma coisa que me cala fundo e ainda não sei o que é.
Dizem que ficamos mais amolecidos com a idade, mas eu achava
que estavam se referindo às dobrinhas nos joelhos. Pelo visto, os sentimentos,
com o tempo, também afrouxam. Melhor assim: deixam de empedrar e de nos
enrijecer por dentro. Deslizam pela face e nos purificam: ficamos banhados,
limpos, batizados.
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