segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011



28 de fevereiro de 2011 | N° 16625
LUIZ ANTONIO DE ASSIS BRASIL


Música ao Sul II

No último inverno foi possível registrar nesta coluna um extraordinário acontecimento em Bagé, o Festival Internacional Música no Pampa. Música erudita, diga-se. Aquilo que popularmente se conhece por “música clássica”, ou “de concerto”. É a metade Sul recuperando o espaço que sempre lhe coube nas artes rio-grandenses.

Isso acontece por várias causas, a que não está alheia a nova Universidade do Pampa e a ação das diferentes comunidades, por meio das prefeituras, associações e pessoas operosas que decidiram reerguer esse espaço tão pleno de História e cultura.

A bela notícia deste verão é o I Festival Internacional Sesc de Música promovido pelo Sesc em Pelotas, contando com o apoio de entidades públicas e privadas. Uma ousadia. Um atrevimento, trazer músicos de grande nomeada dos quatro cantos do mundo, sabendo-se as imensas dificuldades financeiras e operacionais que isso representa. Apenas para uma ideia: um violoncelista deve receber duas passagens aéreas, uma para si e outra para seu instrumento.

Nada impediu a realização dessa ousadia. Sob o comando artístico do maestro Evandro Matté e contando com gente trabalhadora como Cleonice Bourscheid na Coordenação de Logística e Comunicação – e honra aos demais, que o espaço não permite nomear – o evento catalisou as atenções de Pelotas e municípios vizinhos. O modelo foi o canônico de festivais semelhantes, com oficinas, audições de câmara e concertos públicos.

Este ainda previu e realizou atividades de inclusão social. Os locais das apresentações foram variados, como o Hospital Municipal, o Conservatório da Ufpel, o teatro Guarani e, para o exuberante concerto de encerramento, a Catedral de São Francisco de Paula.

Pelotas inundou-se de música por duas semanas inteiras.

Que Pelotas é uma cidade voltada para a cultura ninguém duvida. Seu Conservatório é lendário, impulsionador de talentos e lugar de ensino de mestres internacionais.

O Festival Internacional Sesc Música é mais uma animadora notícia que vem do Sul. Uma notícia musical. Mais animadora ainda é a notícia revelada por Silvio Alves Bento, Gerente de Educação, Assistência e Cultura do Sesc: em 2012 virá o II Festival.

Sim, há música ao Sul. Ouçamos: ela percorre as coxilhas.

Nenhum comentário: