Aqui voces encontrarão muitas figuras construídas em Fireworks, Flash MX, Swift 3D e outros aplicativos. Encontrarão, também, muitas crônicas de jornais diários, como as do Veríssimo, Martha Medeiros, Paulo Coelho, e de revistas semanais, como as da Veja, Isto É e Época. Espero que ele seja útil a você de alguma maneira, pois esta é uma das razões fundamentais dele existir.
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
28 de fevereiro de 2011 | N° 16625
LUIZ ANTONIO DE ASSIS BRASIL
Música ao Sul II
No último inverno foi possível registrar nesta coluna um extraordinário acontecimento em Bagé, o Festival Internacional Música no Pampa. Música erudita, diga-se. Aquilo que popularmente se conhece por “música clássica”, ou “de concerto”. É a metade Sul recuperando o espaço que sempre lhe coube nas artes rio-grandenses.
Isso acontece por várias causas, a que não está alheia a nova Universidade do Pampa e a ação das diferentes comunidades, por meio das prefeituras, associações e pessoas operosas que decidiram reerguer esse espaço tão pleno de História e cultura.
A bela notícia deste verão é o I Festival Internacional Sesc de Música promovido pelo Sesc em Pelotas, contando com o apoio de entidades públicas e privadas. Uma ousadia. Um atrevimento, trazer músicos de grande nomeada dos quatro cantos do mundo, sabendo-se as imensas dificuldades financeiras e operacionais que isso representa. Apenas para uma ideia: um violoncelista deve receber duas passagens aéreas, uma para si e outra para seu instrumento.
Nada impediu a realização dessa ousadia. Sob o comando artístico do maestro Evandro Matté e contando com gente trabalhadora como Cleonice Bourscheid na Coordenação de Logística e Comunicação – e honra aos demais, que o espaço não permite nomear – o evento catalisou as atenções de Pelotas e municípios vizinhos. O modelo foi o canônico de festivais semelhantes, com oficinas, audições de câmara e concertos públicos.
Este ainda previu e realizou atividades de inclusão social. Os locais das apresentações foram variados, como o Hospital Municipal, o Conservatório da Ufpel, o teatro Guarani e, para o exuberante concerto de encerramento, a Catedral de São Francisco de Paula.
Pelotas inundou-se de música por duas semanas inteiras.
Que Pelotas é uma cidade voltada para a cultura ninguém duvida. Seu Conservatório é lendário, impulsionador de talentos e lugar de ensino de mestres internacionais.
O Festival Internacional Sesc Música é mais uma animadora notícia que vem do Sul. Uma notícia musical. Mais animadora ainda é a notícia revelada por Silvio Alves Bento, Gerente de Educação, Assistência e Cultura do Sesc: em 2012 virá o II Festival.
Sim, há música ao Sul. Ouçamos: ela percorre as coxilhas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário