quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011



23 de fevereiro de 2011 | N° 16620
PAULO SANT’ANA


O céu é dos bombardeiros

Os aviões de guerra do ditador Muamar Kadafi, da Líbia, estão bombardeando as manifestações populares que pedem sua renúncia.

Eu já tinha visto reações de todo tipo por parte de ditadores. Mas bombardear as ruas apinhadas de manifestantes, isso eu nunca tinha visto.

Os bombardeios sobre o povo não têm um fim nobre que poderia ser alegado: a manutenção da ordem pública. Esses massacres obedecem a apenas uma lógica: o ditador quer manter-se ainda no poder, depois de já décadas de poder.

O poeta Castro Alves escreveu: “A praça é do povo como o céu é do condor”.

Kadafi perverte esse axioma poético e libertário, bombardeando as praças repletas de multidões, tentando afirmar ao mundo que “a praça é dos aviões de bombardeio, saiam da frente que estamos descendo dos ares para aniquilá-los”.

Para o povo, deveriam vir do céu as bênçãos de Alá, trazidas em mensagens pelas aves condoreiras.

Ao contrário, vêm mísseis e balas disparadas pelo déspota. Não foi esse mesmo Kadafi visitado esses dias pelo então presidente Lula?

Levantamos as mãos para o céu, só agora, por Hosni Mubarak e Zine El Abidine Ben Ali, ditadores apeados do poder na crista desta onda de revoltas e protestos árabes, não terem bombardeado com aviões os povos egípcio e tunisiano: acataram relativamente bem os protestos e abandonaram seus tronos sem este estigma cruel de bombardeá-los nas praças e ruas.

Ainda bem que os ditadores reais do Iêmen e do Bahrein, Ali Abdullah Saleh e rei Hamad bin Isa al-Khalifa, estão resistindo às revoltas sem bombardear seus súditos.

O que mais impressiona são os líbios que se atiram aos protestos nas ruas, uns tombando, outros resistindo à espúria e desumana reação de Kadafi, esses mortos líbios que já podem estar em torno de 500, se é que já não são um milhar – as comunicações são estrategicamente atrapalhadas ou ceifadas para que o mundo desconheça a carnificina, são heróis da raça, combatentes pela liberdade e contra o autoritarismo, é muito pouco mas têm de receber nossa solidariedade.

O homem é lobo do homem e não raro os governantes são lobos dos governados.

É desanimador que em nenhuma parte do planeta os homens consigam erigir seus sistemas de governo e institucionais de forma que não sofram violências e iniquidades.

Nos dois hemisférios, desde a fundação da humanidade, bilhões de vítimas de ditadores e déspotas em geral ganharam a morte como prêmio a sua rebeldia.

Maldito Kadafi.

Nenhum comentário: