quarta-feira, 20 de outubro de 2021


20 DE OUTUBRO DE 2021
ARTIGOS

CIÊNCIA, CONSCIÊNCIA E EDUCAÇÃO

Se restavam dúvidas quanto ao valor da ciência, a pandemia trouxe a oportunidade para refletirmos sobre a importância de um investimento contínuo em novas tecnologias e, principalmente, na formação de crianças e jovens voltada para a pesquisa e inovação, fazendo do pensamento científico uma rotina no ambiente escolar público e privado.

Para que isso aconteça, a pesquisa não pode estar resumida a um laboratório de ciên- cias ou de robótica. O pensamento científico nasce no dia a dia, nas interações diversas de um ambiente escolar. Cada sala de aula, cada espaço de convivência precisa ser ambiente que estimule a troca, a criatividade e a construção coletiva.

Artes, ciências, matemática, robótica e programação estão diretamente conectadas em uma educação focada em entregar soluções aplicadas ao cotidiano e que façam sentido para o aluno. Nesse modelo, a teoria está a serviço da prática e estas interações geram novas teorias aplicadas, ligadas com o mundo do trabalho 4.0, que exige competências que vão muito além do domínio teórico.

Neste sentido, é fundamental o investimento em uma metodologia de formação de professores que instrumentalize e conecte os educadores com essa realidade e também em ferramentas tecnológicas para uso em sala de aula, criando as condições para que os alunos possam exercer seu pensamento crítico e sua criatividade, debatendo, cocriando e utilizando das mais diversas técnicas, tecnologias e modelos científicos.

A evolução da sociedade passa, obrigatoriamente, por uma educação inclusiva, que valorize a ciência e explore ao máximo as oportunidades da evolução tecnológica, permitindo que todos os alunos desenvolvam suas habilidades de forma plena.

Dentro deste contexto e da experiência no desenvolvimento de metodologias inovadoras em educação, o Sesi-RS criou a Mostra Sesi Com@Ciência, que inicia sua terceira edição nesta quarta-feira com a proposta de ser um espaço para o debate e o compartilhamento de experiências visando à evolução dos processos educacionais.

JULIANO COLOMBO

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