13 DE OUTUBRO DE 2021
FRONTEIRAS DO PENSAMENTO
Niall Ferguson reflete sobre as catástrofes
Historiador escocês vai abordar hoje, no ciclo de conferências, desastres como as pandemias
Lançando no Brasil seu mais recente livro, Catástrofe (Crítica, 544 páginas, R$ 99,90), o historiador Niall Ferguson será o próximo conferencista do ciclo 2021 do Fronteiras do Pensamento. Professor da Universidade Harvard, pesquisador do Instituto Hoover de Stanford e autor de publicações que abordam história, economia e conflitos, o escocês de 57 anos radicado nos Estados Unidos fará sua palestra virtualmente hoje, a partir das 20h. Ainda é possível realizar a inscrição para a temporada no site fronteiras.com.
O historiador conservador, considerado em 2004 pela revista Time uma das cem pessoas mais influentes do mundo, é crítico do governo chinês e defensor do liberalismo. Em seu novo livro, por exemplo, critica lockdowns impostos na pandemia. Afirmou, em entrevista a ZH publicada em agosto, que o tamanho da tragédia será medido não pelo número de mortos, mas por seus impactos econômicos, políticos e sociais.
- Esta é uma pandemia que matou 0,06% da população mundial. Mesmo se a gente aceitar as mais altas estimativas de mortalidade, não será superior a 0,17% (da população mundial). A gripe espanhola, em 1918-1919, foi 10 vezes pior. Matou cerca de 2% da população mundial. A peste bubônica matou um terço dos seres humanos que viviam nos anos 1340. Então, essa não é uma das 10 maiores pandemias da história. Deve ser uma das 20 - disse o historiador.
Na visão de Ferguson, desastres são, por natureza, difíceis de prever. Afirma que pandemias, assim como terremotos, incêndios florestais, crises financeiras e guerras, não são distribuídas em intervalos regulares, ou seja, não há um ciclo da história que ajude a prever a próxima catástrofe.
Ele acredita que quando um desastre atinge a humanidade, as pessoas devem estar mais bem preparadas do que os italianos medievais quando a peste bubônica surgiu, considerando a evolução da ciência no decorrer dos séculos. Em sua palestra, porém, buscará mostrar que os sistemas, cada vez mais complexos e burocráticos, estão se tornando piores na hora de lidar com as catástrofes.
Emmy
Outros títulos do autor lançados no Brasil foram Império - Como os Britânicos Fizeram o Mundo Moderno, A Ascensão do Dinheiro - A História Financeira do Mundo, Civilização - Ocidente x Oriente e O Horror da Guerra - Uma Provocativa Análise da Primeira Guerra Mundial. Além disso, Ferguson roteirizou e apresentou cinco séries de documentários na BBC, transmitidas em diferentes países. A produção A Ascensão do Dinheiro, baseada em seu livro, venceu o Emmy Internacional.
O Fronteiras do Pensamento é apresentado por Braskem, com patrocínio Unimed Porto Alegre, PUCRS, B3, parceria institucional Pacto Global e promoção do Grupo RBS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário