19 DE OUTUBRO DE 2021
DAVID COIMBRA
Como afastar o mau-olhado
Gosto de roupas de cor marrom, mas o Roberto Carlos, não. Ele evita até se aproximar de pessoas vestidas de marrom. Então, cada vez que vou botar um casaco marrom que tenho, penso: o Roberto Carlos não ficaria feliz de me ver.
Uma vez, quando estava atravessando um período em que tudo dava errado, cogitei: será que não é aquele casaco? Afinal de contas, o Roberto Carlos é um cara muito bem-sucedido, e ele só veste azul e branco...
Refletindo sobre isso, veio-me à lembrança o Brizola. Ele só usava camisas azuis ou brancas. Nunca o vi com camisa de outra cor.
Tem coisa aí. Lembro disso por causa do Campeonato Brasileiro - alguns dos times que estão lutando para não cair para a segunda divisão andam espalhando sal grosso no campo, nas goleiras e até na sala do VAR.
O sal grosso, de fato, tem prestígio entre as pessoas que buscam a proteção do sobrenatural. Elas tomam banho com sal grosso e, assim, ficam imunes ao mau-olhado e ao quebranto.
Já ouvi inúmeras histórias a respeito dos poderes malignos do mau-olhado, popularmente chamado de "olho gordo". Minha avó contava que uma vizinha dela era muito invejosa. Um dia, essa vizinha foi visitá-la e viu um pintassilgo que a minha avó mantinha havia anos como bicho de estimação.
- Que passarinho bonito! - exclamou a vizinha. - Que lindo, nossa! Não quer me vender esse passarinho? Minha avó respondeu que o passarinho não estava à venda. A vizinha não se convenceu. Ficou insistindo:
- Me vende esse passarinho! Quero muito esse passarinho!
Minha avó continuou firme. Depois de algum tempo, a outra finalmente foi embora. Minha avó levou-a até o portão de casa, despediu-se, suspirou, se benzeu e voltou para dentro. Quando chegou à sala, estremeceu: o passarinho estava morto.
Olho gordo mata.
Claro que o passarinho é um bicho muito pequeno, muito frágil. Os raios malévolos do mau-olhado decerto não matam um animal maior, como um cachorro ou mesmo um ser humano dos pequenos. Mas, segundo a minha avó, podem fazer com que uma pessoa mergulhe numa temporada de azares parecida com aquela que enfrentei com meu casaco marrom. Ou seja: banho de sal grosso nela!
O Grêmio, inegavelmente, está passando por um tempo de desditas e tribulação. Como o clube está organizado e o grupo de jogadores não é tão ruim, torna-se óbvio concluir que toda essa desgraceira foi causada por forças do além. Óbvio. Assim, a título de colaboração para que o time não seja rebaixado, vou sugerir que os dirigentes do Grêmio adotem uma simpatia usada pela minha avó. A seguinte:
Denis Abrahão e Romildo Bolzan têm de encontrar duas mudas de comigo-ninguém-pode, que, por sinal, é uma folhagem bem bonita. Em seguida, devem plantar uma atrás de cada goleira da Arena. Depois, precisam enfiar dois pregos de bom tamanho ao lado das plantas, cuidando para não feri-las, repetindo três vezes, enquanto fazem isso: "Na minha casa, ninguém vai colocar mau-olhado". Por fim, eles rezarão três Pais Nossos e três Ave Marias e lavarão bem as mãos com sal grosso, o que remove os maus fluidos e o corona.
Pronto. Tudo vai dar certo. Ninguém cai para a segunda divisão, se usar uma boa simpatia de vó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário