terça-feira, 11 de julho de 2023


11 DE JULHO DE 2023
BOLA DIVIDIDA

Rumo ao top 10 das maiores ligas do mundo

A notícia de ontem na Europa é a oferta do Al-Hilal a Lazio pelo meia Milinkovic-Savic: 40 milhões de euros. Os próximos da lista do novo clube de Jorge Jesus são Thomas Partey, volante do Arsenal, e Lukaku, centroavante fora dos planos do Chelsea. Savic, 28 anos, é bom jogador, enfrentou o Brasil nas duas últimas Copas.

Prometia mais, havia perspectiva de que chegasse ao topo europeu. Estar desde 2015 na Lazio é amostra de que não atingiu esse nível. Para o clube romano, é um dos melhores negócios dos últimos tempos. O sérvio tinha contrato até metade de 2024: em seis meses poderia assinar pré-contrato. Em um ano, sair de graça. Para o meia também é o negócio da sua vida. Ele assinará por três anos e embolsará, nesse período, 75 milhões de euros.

Objetivo

O plano dos sauditas de transformar a Roshn Saudi League em uma das 10 maiores ligas do mundo em curtíssimo prazo seguem acelerados. Roshn é o nome da empresa que comprou, há um ano, os naming rights da competição por cinco temporadas. Pagou 127 milhões de dólares.

A Roshn pertence ao governo e tem suas contas mantidas pelo Fundo Público de Investimento, que assumiu o controle de Al-Hilal, Al-Ettihad, Al-Ahly e Al-Nassr e fez deles os mais famintos compradores nesta janela.

Com tantos desembarques na Arábia Saudita, a coluna coloca a bola ao centro e faz um breve balanço das contratações no mercado árabe até aqui. Vale registrar que eles já começaram a chegar.

No Al-Ittihad, Romarinho, ex-Corinthians e personagem da conquista do mais recente título nacional, recepcionou Benzema e Kanté.

AL-ITTIHAD

Pagará em torno de R$ 928 milhões por ano para Benzema e R$ 464 milhões para Kanté. Também fechou com o português Jota, atacante que pertencia ao Valladollid e estava no Celtic. Pagou 13 milhões de euros.

AL-AHLI

O clube acaba de voltar à elite pelas mãos do técnico Pitso Mosimane, campeão africano com o Al-Ahly na temporada passada. Passar pela Segunda Divisão foi tão constrangedor que Mosimane teve de buscar os jogadores para comemorar o acesso no gramado. Muitos estavam a caminho do vestiário. Não era para menos. No mesmo fim de semana, o rival Al-Ittihad comemorava o título da primeira divisão. Para a temporada 2023/24, vieram o goleiro Mendy, comprado ao Chelsea e destaque do título da Champions, e Roberto Firmino, livre depois de deixar o Liverpool.

AL-NASSR

Tirou Luís Castro do Botafogo. No Rio, o português recebia 3 milhões de euros por ano. Em Riad, ganhará 16 milhões de euros por temporada. Castro chega ao clube com Marcelo Brozovic, croata comprado à Inter por 18 milhões de euros, e indicado por Cristiano Ronaldo. No Al-Nassr joga também Anderson Talisca, que chegou a ser chamado por Tite.

AL-HILAL

O clube esteve no noticiário brasileiro com força no primeiro semestre. Eliminou o Flamengo no Mundial. Depois, pelo interesse do Grêmio e do Palmeiras em Michael e do Inter e do Corinthians em Cuellar. O zagueiro Koulibaly desembarcou no clube com salário de 30 milhões de euros anuais. Rúben Neves, volante português de 26 anos, trocou o Wolves ao custo de 55 milhões de euros.

OUTROS NEGÓCIOS

O Ettifaq anunciou Gerrard como técnico. Slaven Bilic, croata com passagens por Besiktas, West Ham e Watford, assumirá o Al-Fateh

LEONARDO OLIVEIRA

Nenhum comentário: