quinta-feira, 27 de julho de 2023


Economista gaúcho será o novo presidente do IBGE

O economista Marcio Pochmann, que é natural de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, será o novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de acordo com anúncio feito pelo ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, ontem.

Até a posse de Pochmann, que ainda não tem data definida, o diretor de pesquisa Cimar Azeredo seguirá à frente do órgão.

- Marcio Pochmann vai para o IBGE e não teve nenhum ruído sobre isso. Vai ser o presidente, vai assumir o IBGE - disse Pimenta, após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A nomeação para o cargo de Pochmann vinha sendo defendida pelo PT e sofrendo forte resistência do Ministério do Planejamento e Orçamento, pasta de Simone Tebet. Pochmann é quadro do PT e tem proximidade com Lula. Ele dá aulas de economia na Unicamp, escola de linha econômica majoritariamente heterodoxa. Também foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entre o fim do segundo mandato de Lula e o começo do primeiro de Dilma Rousseff. Atualmente, preside o Instituto Lula.

Na terça-feira, Tebet evitou comentar o assunto. Em entrevista à CBN, foi questionada sobre a possível indicação de Pochmann e disse que não tinha que "achar nada" porque isso não havia sido colocado na mesa, em reunião com Lula.

Pochmann também atuou na transição de governo no ano passado. Ele ainda presidiu a Fundação Perseu Abramo e dirigiu a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade durante governo de Marta Suplicy em São Paulo. Concorreu à prefeitura de Campinas em 2012 e 2016 pelo PT. 

Nenhum comentário: