22 DE JULHO DE 2023
CULTURA
MULHERES COM MUITO A DIZER
Com novos episódios, podcast ?Bendita Sois Voz? conta histórias de gaúchas
Quatro mulheres-deusas de diferentes regiões do Rio Grande do Sul têm suas histórias contadas nos novos episódios do Bendita Sois Voz - Histórias que Sopram do Sul, podcast em formato de radioteatro que chega às plataformas neste sábado. O projeto é idealizado pelas atrizes, diretoras e professoras de teatro Júlia Ludwig e Luciane Panisson, através da união dos coletivos Cia. Circular e Das Flor, e conta com a participação das artistas Bruna Espinosa, Dejeane Arruée, Maria Falkembach e Luciana Paz, que interpretam as histórias das protagonistas.
Cada um dos quatro novos episódios foca uma das personagens desta temporada. Ao longo de cerca de 15 minutos, a trajetória pessoal da protagonista do episódio é apresentada ao público por meio de trechos de entrevista feita com ela, interpretações da atriz que a representa e contextualizações do ambiente onde ela vive, repassadas por uma narradora. Há, ainda, o cruzamento da história da personagem com a de uma deusa.
- O que a gente faz é trazer essa adoração de figuras aparentemente longínquas para figuras do cotidiano, reconhecendo as deusas que estão entre nós - explica a idealizadora Júlia Ludwig.
- Fazer a construção dessa mitologia cotidiana é algo que tem muito sentido para nós. Entendemos que é um ato político dar visibilidade a essas mulheres que fizeram e fazem coisas tão importantes, mas não têm reconhecimento, deferindo a elas a condição de deusas - completa Luciane Panisson.
Entrevistas
A deusa da vida real que protagoniza o episódio de estreia, disponibilizado neste sábado, é a Cacica Acuab, a primeira mulher Cacica Geral do Povo Charrua do Rio Grande do Sul, que tem sua história cruzada com o mito da senhora dos ervais, a deusa da erva-mate na mitologia Guarani. O segundo episódio, em 27 de julho, apresenta a fundadora do coletivo Ksa Rosa, Maristoni Lima de Moura, figura reconhecida na luta por melhores condições para catadores de material reciclável em Porto Alegre. A história dela é intercalada com a da deusa grega Héstia.
Já em agosto, no dia 5, o terceiro episódio apresenta Ana Maria Primavesi, austríaca radicada no RS que foi precursora da agroecologia no Brasil. Ela faleceu em 2020, aos 99 anos, e é comparada à deusa da primavera, Ostara. No último episódio, no 12 de agosto, a personagem apresentada é Dona Conceição dos Mil Sambas, a compositora e guia espiritual da periferia de Pelotas reconhecida por ter composto mais de mil sambas ao longo da vida. A história da sambista pelotense é comparada às das orixás femininas Oxum, Iemanjá e Iansã.
Além dos episódios em áudio, as entrevistas com as três protagonistas que estão vivas serão disponibilizadas em vídeo, no canal do projeto no YouTube (gzh.rs/bendita_yt). Segundo as idealizadoras, o intuito é dar voz a essas deusas entre nós - que têm muito a dizer, mas são pouco ouvidas.
- O nosso desejo sempre foi dar visibilidade, por isso que o projeto se chama Bendita Sois Voz, nesse trocadilho. Mas quando a gente conhece essas mulheres, conversa com elas, esse desejo é multiplicado. Queremos que as pessoas conheçam essas personagens, as suas lutas, e ajudem a fortalecê- las - explica Luciane.
Para que as histórias atinjam mais pessoas, os episódios do podcast também serão distribuídos a rádios populares, comunitárias e universitárias que tenham interesse na veiculação. Júlia Ludwig entende a ação como uma espécie de teatro de rua, mas com palco formado pelas ondas radiofônicas:
- Um espetáculo de teatro de rua atrai pessoas que estão passando pelos lugares, que saíram de casa por um outro motivo, mas acabam sendo atravessadas por ele. A ideia de disponibilizar para rádios vem um pouco desse desejo de atravessar o cotidiano das pessoas de uma forma diversificada e democrática, de atingir quem está ali ouvindo a sua rádio e, de repente, vai deparar com a história dessas mulheres. É uma experiência diferente da de quem conhece o projeto e vai nas plataformas procurar o podcast para ouvir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário