SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE PORTO ALEGRE 60 ANOS
Neste mês de julho, comemoramos os 60 anos da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre enquanto afiliada à Associação Psicanalítica Internacional (IPA). Pioneira na psicanálise gaúcha, ao longo de todo esse tempo forma psicanalistas dentro dos padrões estabelecidos pela IPA, preservando as mesmas bases daqueles que iniciaram esse projeto: a curiosidade científica e o desejo de aprender sobre a constituição psíquica do humano bem como sobre a utilização do método psicanalítico para lidar com o sofrimento.
Ao longo desse tempo, o mundo mudou, assim como o lugar de cada um de nós no mundo, e, com isso, as relações também. Acompanhar essas mudanças exige uma constante reflexão. Não estamos alheios ou fora dessa movimentação do mundo, pois essas mudanças não impactam apenas nosso cotidiano, mas também se inscrevem em nós. Ao contrário, buscamos ouvir e tolerar o não saber diante do novo, procuramos soluções, que nem sempre são fáceis, e que exigem um constante repensar para não nos perdermos no turbilhão.
Como psicanalistas, sabemos que para seguir esse caminho precisamos contar com a segurança da tradição que nos sustenta. Temos modelos sólidos, que nos inspiram a seguir adiante com um olhar ético, cuidadoso e respeitoso para com nossos pacientes e para com o mundo em que vivemos.
É neste contexto que a tradição de nossa instituição vem sendo passada de uma geração a outra, e nossos membros têm ocupado um lugar significativo na psicanálise mundial, assim como em nossas comunidades locais. O respeito por nossa ciência, e o desejo de expandi-la, começa em casa, com nossa formação, que permite um sólido desenvolvimento da identidade analítica, favorecendo a tranquilidade para navegarmos nesse mundo em constante transformação sem perdermos nossa essência.
Neste aniversário convido a visitarem nosso site, jornal, revista e podcast (ComplexaMente). Todos repaginados para mostrarmos quem somos: uma sociedade viva, que segue seu caminho procurando crescer e propiciar a expansão da psicanálise.
Nenhum comentário:
Postar um comentário