segunda-feira, 17 de abril de 2017



17 de abril de 2017 | N° 18821 
DAVID COIMBRA

Verdades e mentiras

Espalhou-se pelo Facebook uma brincadeira divertida. Você escreve 10 fatos sobre si mesmo e inclui entre eles uma mentira. Seus amigos têm de descobrir qual é. No dia seguinte, você revela a resposta certa. Ou, no caso, a errada.

Como tenho muitos amigos, decidi fazer uma relação maior. Escrevi 20 fatos: 17 verdades e três mentiras. Quais são elas?

1. Fui guarda florestal mirim. Defensor da ecologia. Há, na zona norte de Porto Alegre, várias árvores que plantei com minhas próprias mãos.

2. Uma vez, briguei com seis negões pra defender uma amiga em quem um deles “passou a mão” no estilo Zé Mayer. Apanhei pouco: um olho roxo, um corte na boca, algumas escoriações.

3. Eu e meus amigos do IAPI, todos de canivete em punho, ameaçamos “retalhar todinho” um cara que tinha zemayerado com minha irmã. Ninguém zemayera com irmãs de iapianos impunemente. Não cortamos o desgranido, claro. Era só para dar um susto.

Bem. Ele se assustou.

4. Nos tempos dos Embalos de Sábado à Noite, chamavam-me de “O John Travolta do IAPI”, devido às minhas façanhas na pista de dança.

5. Com vinte e poucos anos, usei bracelete de cobre a fim de atrair “fluidos positivos”, além de crucifixo dourado, Estrela de David prateada, bolsa de couro do tamanho de um laptop e tamanco de madeira.

6. Eu e minha mulher, a Marcinha, fomos expulsos de uma igreja em Praga. Estávamos conhecendo o lugar e ela se debruçou em meu ombro e me beijou na boca. Foi o suficiente para o padre emergir das sombras feito um corvo gigante, vestido com uma batina preta com golas enormes, gritando, furioso:

– Out! Out! OUT!

7. Quando guris, eu e meus amigos íamos de carona para Tramandaí, dormíamos nos bancos da Avenida Emancipação e nos alimentávamos basicamente de pão com patê, por absoluta falta de recursos.

8. Já fui demitido quatro vezes. Em três dessas empresas, fui readmitido.

9. Já fui palestrante de Harvard.

10. Antes de tirar a carteira de motorista, peguei o Fusca de uma amiga às duas da madrugada, perdi o controle em uma curva, derrubei o portão de uma casa, o muro que o sustentava, uma pequena e inocente árvore e o Fusca.

11. Certa vez, um deputado de Santa Catarina, que gostava muito de conversar comigo, convidou-me, e aos meus amigos, para um churrasco na praia. Fazia calor, nós bebíamos cerveja e, no meio da conversa sobre a política nacional, confesso que dormi.

12. Sou autor de livro em parceria com Armando Nogueira, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Verissimo, Millôr, Scliar, Paulo Mendes Campos, Rachel de Queiroz e Rubem Braga. Quando mostrei esse livro ao Sant’Ana, na Redação da Zero Hora, ele o jogou no chão e sapateou em cima, de raiva.

13. O bicho de estimação de que mais gostei foi uma codorna de nome Matilde.

14. Sou colorado.

15. Sou gremista.

16. Fui sócio de um clube de futebol de Porto Alegre. O São José.

17. Na confecção do meu primeiro livro, sobre o Caso Daudt, fiz as entrevistas com os envolvidos na história, assisti às gravações das 42 horas de julgamento, li as 3 mil páginas do inquérito e escrevi as 200 páginas em 40 dias, em uma Olivetti Lettera 35, com o rolo da fita estragado.

18. Por esse livro, fui condenado por difamação e cumpri pena prestando serviços à comunidade.

19. Sou grande tocador de gaita de boca.

20. Só aprendi a dirigir, a nadar e comprei meu primeiro celular depois dos 40 anos de idade.

Nenhum comentário: