sexta-feira, 25 de setembro de 2015


MARCO A. BIRNFELD

Pegando devagar e leve

Desde 1988 – e já se vão 27 anos – cerca de 500 deputados federais e senadores foram investigados ou processados no Supremo Tribunal Federal (STF). As condenações foram de apenas 16. Atualmente, 172 parlamentares estão na mira do Supremo. Muitos deles esperando a chegada da benfazeja prescrição.

Prescreveram as ações penais contra Cássio Taniguchi (DEM-PR), Abelardo Camarinha (PSB-SP), Jairo Ataide (DEM-MG), Marco Tebaldi (PSDB-SC) e Marçal Filho (PMDB-MS). Detalhe: Camarinha, ex-deputado federal, conseguiu eleger-se deputado estadual. Estão em prisão domiciliar: Asdrubal Bentes (PMDB-PA), João Paulo Cunha (OS-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henrique (PP-MT).

José Genoino (PT-SP) teve a pena extinta por um indulto de Natal; Zé Gerardo (PBDB-CE) cumpriu a condenação; e José Fuscaldi Cesílio Tático (PTB-GO) pagou multa. Foram condenados, mas recorreram e aguardam novo veredicto: Ivo Cassol (PP-RO) e Chico das Verduras (PRP-RR).
Está definitivamente condenado: Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), mas a pena foi convertida em prestação de serviços. O único que está preso: Natan Donadon (PMDB-RO).

Paradoxos

A presidente Dilma Rousseff (PT) decretou o aumento zero para o funcionalismo. Semanas antes foi aos Estados Unidos e gastou quase US$ 100 mil, dinheiro público (não o dela) só com o aluguel de carros e, naturalmente, uma limusine.
É toda uma cultura de governo que tem que mudar! Além da incompetência e da corrupção, os governantes brasileiros se comportam como nababos.
Quem pode, pode...

Uma agência especializada em viagens turísticas culturais não está nem aí para a crise que assola o Brasil e os brasileiros. Está oferecendo – com saída de Guarulhos (SP) – pacotes, num Boeing 757, com 50 lugares na primeira classe, para visita a 10 patrimônios da Humanidade, em 25 dias: Ilha da Páscoa, Myanmar, Tanzânia, Cidade do Cabo.

Preço: US$ 108 mil por pessoa. Hospedagens só em hotéis cinco estrelas, claro.

Aproveitem, antes que acabe

Efeitos do aquecimento global ameaçam a charmosa Veneza, na Itália. A cidade, famosa por suas ruas constantemente inundadas, está sendo a maior vítima do aumento do nível do mar.

O Greenpeace vaticina que o sacrifício da indústria turística local terminará ajudando a empurrar para baixo a economia italiana.

Imposto em cascata

Perfeito o artigo de Fernando Gabeira, na edição dominical de O Globo, resumindo que a volta da CPMF é um processo kafkiano contra a sociedade.

Escreve o ex-deputado que, quando perguntam a ele se a CPMF vai passar, responde que, pela lógica, não. “Mas não devemos apenas confiar na lógica. A CPMF é apenas um imposto. É toda uma visão de mundo que está em jogo. Instale-se um governo confiável, eficaz e austero, aí então podemos conversar. O estrago foi muito grande. Se temos de pagar alguma coisa, é razoável que não seja pago exatamente aos responsáveis pelo prejuízo.”

O kafkiano é darmo-nos conta de que a tentativa de retornar o tributo é um acinte contra uma sociedade que não cometeu nenhum crime. Apenas escolheu mal numa eleição que, no fundo, era um tecido de mentiras.

Nenhum comentário: