sábado, 12 de setembro de 2015



12 de setembro de 2015 | N° 18292 
NÍLSON SOUZA

MENSAGEM NA PELE


Na minha infância, tatuagem era coisa de marinheiro. Conheci alguns trabalhadores do porto e me impressionava com aquelas figuras toscas pintadas em seus braços e peitos. Eram desenhos malfeitos, a maioria com motivos relacionados à atividade que exerciam: âncoras, navios, bandeiras, às vezes um monstro marinho ou uma caveira.

Tatuagens eram coisa de valentões. Mudaram os tempos, mudaram os costumes. Atualmente, tornaram-se enfeites para todos os corpos, ganharam cores e formatos sofisticados. Estão em todas as peles, mais para embelezar do que para estigmatizar, como já ocorreu num passado em que identificavam integrantes de organizações criminosas.

Esse rótulo não está totalmente abolido. Recentemente, um militar baiano divulgou pesquisa de 10 anos com delinquentes que passaram por presídios, delegacias e institutos médico-legais, relacionando suas tatuagens com o tipo de atividade que exerciam. Identificou mais de 30 significados. Os autores de mortes de policiais portavam desenhos de palhaços ou do Coringa, traficantes davam preferência para magos e duendes, muitos ostentavam personagens de desenhos infantis com características parecidas aos crimes que praticavam.

No futebol, que talvez seja hoje a atividade em que a tatuagem tem maior visibilidade, prolifera a diversidade. Alguns atletas são verdadeiros catálogos de figuras e inscrições, que vão do nome da mãe ao desenho de uma jogada, como fez o chileno que chutou na trave do Brasil na última Copa e decidiu eternizar a imagem de seu feito nas costas.

Eternizar talvez não seja bem o termo. O nosso Neymar, que ostenta nada menos do que 14 imagens e frases pelo corpo, teve o bom senso de imprimir no pescoço uma mensagem adequada para quem anda sempre muito próximo do êxito e do fracasso: “Tudo passa”. Trata-se de uma verdade digna de ser tatuada.

As modas passam, as guerras passam, a crise brasileira vai passar, a violência e a intolerância vão passar. Nós todos vamos passar, pois estamos de carona neste planeta que gira em torno de sua estrela. O planeta vai passar, e o próprio Sol, garantem os cientistas, um dia também se apagará.

A propósito, tatuagem de Sol significa verdade e luz.

Nenhum comentário: