sexta-feira, 3 de julho de 2015


Jaime Cimenti

Uma das maiores aventuras do Ocidente

Não por acaso, certos romances se tornam sucesso de público e de crítica. Não por acaso, o tempo e os leitores seguem sendo sempre os melhores juízes. É bem o que ocorreu e segue ocorrendo com A guerra de Troia: Uma saga de heróis e deuses (L&PM Editores, 320 páginas, R$ 39,90), do consagrado professor doutor universitário e colunista do jornal Zero Hora Cláudio Moreno, também autor de vários livros sobre gramática, redação, crônicas sobre a Antiguidade e criador do site www.sualingua.com.br.

O romance histórico foi originalmente publicado em 2004 com o título Troia: O romance de uma guerra. Uma de suas obras mais conhecidas, 100 lições para viver melhor: Histórias da Grécia Antiga recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura 2009.

A guerra de Troia tem sido considerada, sem qualquer exagero, uma das aventuras máximas da cultura ocidental e a mais lendária das guerras em todo seu horror e sua glória. O romance histórico de Cláudio Moreno, que desde seu lançamento, há pouco mais de 10 anos, tem merecido ótima recepção crítica e de público, destaca e ilumina esta verdade e as reedições da narrativa, inclusive em formato de bolso, neste curto espaço de tempo e demonstram, justamente, a força do tema e do trabalho literário.

No romance, uma belíssima mulher abandona o marido e sua terra para seguir seu coração e um novo amor. Mas os personagens dessa história não são pessoas comuns: a mulher é Helena, filha de Zeus, a mais bela dos mortais; o marido traído é Menelau, o belicoso líder grego; e o jovem rei de Troia. Tem início a Guerra de Troia, que dura 10 intermináveis anos, entre gregos e troianos, cada lado sendo apoiado por divindades do Olimpo, às vezes tão vaidosas e cruéis como os mais simples mortais.

Na apresentação, o professor e escritor Luís Augusto Fischer escreveu: neste relato único, Cláudio Moreno apresenta as histórias do ciclo troiano não de forma fragmentada, como costumam chegar até nós, mas desde o início, em ordem de acontecimento e respeitando as relações de causa e consequência. O resultado é um romance de aventuras de tirar o fôlego, personagens ricos, complexos e apaixonantes, e a devolução do status épico a esta primordial lenda sobre honra, violência, paixão e poder.

Como se sabe, foi ao Norte do Mediterrâneo, na bacia do Mar Egeu, que ocorreu a Guerra de Troia, uma das mais importantes da história. Muito sangue banhou as areias, muitos episódios aconteceram. Alguns dos maiores heróis, como Ulisses e Agamenon, chefe da armada grega, participaram. O furioso Aquiles e o honrado Heitor, príncipe de Troia, os mais festejados guerreiros da Antiguidade, pereceram nas batalhas. No Olimpo, os deuses digladiavam, manejando a vida dos mortais.

Enfim, os leitores podem unir o prazer da leitura de uma boa história com informações sobre uma guerra monumental e muito sobre o imortal mundo grego.
A propósito...

Há quem diga, brincando, é óbvio, mas com aquele humor um tanto quanto negro e tão próprio e adequado aos dias de hoje, que se Filosofia desse certo, a Grécia não estaria nesta situação econômica terrível que está, com bancos fechados, crise política e tal. Humor à parte, a filosofia, a cultura, a história, a literatura e a mitologia gregas resistem bravamente ao tempo e, patrimônio universal que são, vão ultrapassando gerações e milênios e sendo objeto de estudos, narrativas, "releituras", revisões e muita coisa mais. É bem o caso do romance histórico A guerra de Troia do professor Cláudio Moreno.

Nenhum comentário: