terça-feira, 28 de julho de 2015

A ROMà

Uma vez, quando vivia no coração de uma romã, 
ouvi uma semente dizer: "Algum dia, eu me 
tornarei uma árvore, e o vento cantará em meus ramos, 
e o sol dançará sobre minhas folhas, e serei forte 
e bela durante todas as estações." 

Então uma outra semente falou e disse: 
"Quando eu era tão jovem quanto você, 
também tive esses sonhos. 
Mas agora posso pesar e medir as coisas, 
e vejo que minhas esperanças eram vãs." 

E uma terceira semente falou também: 
 "Não vejo em nós nada que prometa 
um futuro tão grandioso." / 

E uma quarta disse: 
"Mas que palhaçada seria nossa vida, 
sem um futuro maior!" / Disse uma quinta: 
"Por que discutir sobre o que seremos senão  
sabemos sequer o que somos?" / 

Mas uma sexta replicou: "Seja o que for 
que sejamos, assim continuaremos a ser." / 
E uma sétima disse: "Tenho uma ideia muito 
clara de como tudo será; mas não consigo 
pô-la em palavras". 

Então, uma oitava falou, e uma nona, 
e uma décima, e depois muitas - até que todas 
estavam falando, e não pude distinguir mais nada 
de tantas vozes. Por isso, mudei-me, naquele 
mesmo dia, para o coração de um marmelo, 
onde as sementes são poucas e quase silenciosas. 

Gibran Khalil


Nenhum comentário: