sábado, 4 de julho de 2015



04 de julho de 2015 | N° 18214 
NÍLSON SOUZA

QUER QUE EU DESENHE?

Tenho inveja saudável do Fraga. Não exatamente dele, que é um companheiro de trabalho simpático e competente. Invejo sua arte, seu talento para desenhar e caricaturar. Sou um analfabeto do traço. Não consigo me fazer entender nem mesmo quando tento desenhar aquele gato de costas, dois círculos, duas orelhas e um rabo em esse.

Mas adoro cartuns e tirinhas.

Sou fã incondicional de Mafalda, Lucky Luke, Asterix e Iznogoud, o Grão-Vizir que só tem um objetivo na vida: ser califa no lugar do califa. Ah, como eu gostaria de ser Fraga no lugar do Fraga. Em vez de ficar catando letrinhas para explicar que o objetivo desta crônica é unicamente reverenciar os desenhadores, eu faria um cartum matador. Como aquela garotinha da anedota que se esmerava num desenho em aula e foi questionada pela professora sobre o que estava fazendo.

– Estou desenhando Deus – disse.

Quando a professora argumentou que ninguém sabe como é Deus, ela respondeu prontamente:

– Já vão saber!

Pois o meu cartum imaginário homenagearia todos os mestres do traço que conheço, o Iotti, o Marco Aurélio, o macanudo taurino Santiago, o Edu dos nossos editoriais, o Gonza e mais uma penca de gente talentosa que dá sentido e graça à vida com um lápis de desenho ou um mouse de computador.

Como não tenho essa competência, sugeri à nossa diretora Marta Gleich a promoção desse concurso de cartuns que acaba de revelar novos e extraordinários talentos. Fiquei muito feliz com os resultados. Votei no cara do drone competindo com a cegonha na entrega de bebês. Não foi o vencedor nem entrou entre os três primeiros. Não importa. Os escolhidos pelos leitores também são muito qualificados, como vários outros que tiveram a oportunidade de mostrar o que fazem. Na verdade, ganhamos todos com a verdadeira galeria de arte e humor produzida pelos candidatos.

Fiquei tão entusiasmado, que já comecei a praticar novamente o meu gato de costas. Se não melhorar sozinho, vou pedir umas lições para o Fraga.

Nenhum comentário: