Aqui voces encontrarão muitas figuras construídas em Fireworks, Flash MX, Swift 3D e outros aplicativos. Encontrarão, também, muitas crônicas de jornais diários, como as do Veríssimo, Martha Medeiros, Paulo Coelho, e de revistas semanais, como as da Veja, Isto É e Época. Espero que ele seja útil a você de alguma maneira, pois esta é uma das razões fundamentais dele existir.
sexta-feira, 22 de julho de 2011
22 de julho de 2011 | N° 16769
QUALIDADE DO ENSINO
Piratini quer movimento para debater a educação
Pela primeira vez, Tarso deu detalhes sobre sua visão a respeito da avaliação por mérito do professor
Para fortalecer as alterações que pretende fazer na carreira do magistério, Tarso Genro tem como estratégia incluir o tema em um movimento maior: uma campanha pelo bem da educação. O governador quer reunir a sociedade, intelectuais e autoridades do ramo para discutir como o Estado pode sair da rabeira do ensino nacional.
Mas a prioridade é incluir medidas de avaliação por mérito no plano de carreira dos professores. Ontem, pela primeira vez, Tarso revelou esta intenção no programa Frente a Frente, da TVE:
– Tem que ter avaliação por mérito. O professor que trabalha melhor, tem uma qualificação melhor, tem de ser reconhecido.
Para enfrentar eventuais resistências, a ideia é montar uma rede de apoio, promovendo debates e seminários. De quebra, o movimento alimentará o Piratini com novas ideias para a qualidade do ensino.
– É uma grande sacada, pois é preciso ganhar a opinião pública, educadores, formadores de opinião. Assim, o plano de carreira deixa de ser algo burocrático: se torna parte de algo maior, o bem da educação – diz um interlocutor de Tarso.
Sucessor de Tarso no Ministério da Educação, o atual ministro Fernando Haddad deve vir ao Estado para tentar reaproximar os gaúchos da linha desenvolvida pelo Planalto para o setor. A presença de Haddad seria simbólica. Afinal, o Piratini entende que o RS pouco se integrou às políticas nacionais de educação nos últimos anos. O que inclui, por exemplo, a introdução de indicadores de qualidade nas escolas.
A ideia é convencer a sociedade de que, para a educação melhorar, é necessário avaliar os professores e também oferecer-lhes capacitação. Tarso é fã da meta número 14 do Compromisso Todos Pela Educação, lançado em 2007.
Ela ordena que todos irão “valorizar o mérito do trabalhador da educação, representado pelo desempenho eficiente no trabalho, dedicação, assiduidade, pontualidade, responsabilidade, realização de projetos e trabalhos especializados, cursos de atualização e desenvolvimento profissional”.
PAULO GERMANO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário