Aqui voces encontrarão muitas figuras construídas em Fireworks, Flash MX, Swift 3D e outros aplicativos. Encontrarão, também, muitas crônicas de jornais diários, como as do Veríssimo, Martha Medeiros, Paulo Coelho, e de revistas semanais, como as da Veja, Isto É e Época. Espero que ele seja útil a você de alguma maneira, pois esta é uma das razões fundamentais dele existir.
segunda-feira, 1 de março de 2010
01 de março de 2010 | N° 16261
AMBIENTE
Quanto o verde seduz
O conceito de ecochique se firmou no mundo da moda, mas encontra barreiras no mercado de veículos
Basta abrir as principais revistas e sites de moda e decoração para deparar com o conceito de ecochique espalhado nas páginas. São exemplos de segmentos que conseguiram, num espaço razoável de tempo, colocar os produtos verdes no topo da lista dos mais desejados.
A aura em torno desses itens envia ao consumidor a mensagem de que é legal ter na sua casa ou no seu corpo algo que leve o selo da sustentabilidade. Mesmo que se tenha que pagar um tanto a mais por isso.
A pergunta é: funciona da mesma forma quando o produto é um automóvel? A quase inexistente divulgação da quantidade de carbono emitido pelos veículos tradicionais e as baixas vendas de carros elétricos e híbridos ao longo dos últimos anos apontam que não.
Para Maurício Turra, professor de responsabilidade social e ambiental e de planejamento e marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo, há uma explicação para o fraco desempenho dos carros mais verdes na comparação com os produtos de vestuário, construção e decoração.
Além dos preços mais salgados, é claro, há o nível de envolvimento do consumidor na hora da compra e a falta de informação sobre o quanto cada modelo polui.
No momento de escolher o modelo do veículo a ser adquirido, muitos fatores são levados em conta – potência do motor, rendimento por litro de combustível, itens de conforto etc. O consumidor se informa, compara, pesquisa.
Mas faz isso a partir de informações que estão disponíveis e são propagandeadas pelas montadoras. Não ocorre o mesmo, porém, com relação ao desempenho ambiental do veículo, que ainda não é um item comum na descrição dos automóveis nem na argumentação dos vendedores na hora da venda.
Assim, mesmo os consumidores que poderiam ser sensíveis a esse apelo não têm a chance de optar, já que a informação não está a seu alcance, defende Turra.
Uma linda segunda-feira de lua cheia e uma gostosa semana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário