segunda-feira, 29 de março de 2010



29 de março de 2010 | N° 16289
LUIZ ANTONIO DE ASSIS BRASIL


Honra ao perdedor

O perdedor deu o seu melhor, deu sua alma, sua inteligência, sua vida, suas esperanças. Lutou, concentrou sua vontade e seu talento mas, perante certo olhar, não venceu.

Exigem-lhe que se recolha ao fracasso de sua existência e faça o favor de desaparecer. Segundo esse olhar, ele é o loser, situado a uma distância planetária do winner. Ao winner tudo: o brilho, as manchetes, os discursos, os filmes e as fotos.

É tempo de repensarmos essa tão simplória quanto injusta dicotomia que aos poucos se instala na sociedade brasileira e que, no fundo, não passa de imitação subserviente do modelo imposto por uma ética perversa.

Os critérios que qualificam os vencedores são estabelecidos de forma unilateral, e significam, pela ordem: a posse do dinheiro e o exercício do poder. Não o dinheiro para comprar o necessário e o que alegra, ilustra e embeleza a vida; não o poder destinado a operar na coletividade, colaborando para torná-la mais justa. Metamorfoseados em valores absolutos, o poder e o dinheiro apresentam-se como entidades bastantes em si mesmas.

O ganhador, por isso, não tem qualquer dúvida. Todo seu modo existencial é uma blindada parede de certezas. Não admite o erro alheio e jamais escuta o outro, pois o ato de escutar, mediante sua perspectiva, é um ato de fraqueza.

Honras ao perdedor.

Fanfarras ao perdedor.

Ele é quem guarda – intocados – os mais generosos valores humanos. Ele, somente ele, mantém acesa a luz da solidariedade. O dinheiro e o poder não lhe dizem nada. Sua aparente derrota é, na verdade, o triunfo da sensibilidade e da compaixão.

Só o perdedor sabe o que significam a aflição da luta e a dor da perda, condições necessárias ao crescimento e à ação construtiva. Já o vencedor, por desconhecer as contrariedades, nada pode oferecer, senão um estéril egocentrismo narcisista.

E então, quando a sociedade brasileira em peso orgulha-se do fato de o país contar com um dos 10 maiores bilionários do mundo e dá-lhe as capas das revistas ilustradas, é porque estamos longe, muitíssimo longe de saber o que seja o verdadeiro orgulho. Ele está em outro lugar: perguntemos ao perdedor.

Ou, apenas, consultemos nossa consciência.

Nenhum comentário: