sábado, 27 de março de 2010



Toyota suspenderá produção na França e no Reino Unido

Maior montadora do mundo vai parar por alguns dias operações nos dois países para se reorganizar na Europa; vendas devem cair em 2010

AP Photo/Eugene Hoshiko, File

Operário da Toyta com uma das peças que causou o recall

A montadora japonesa Toyota suspenderá temporariamente a produção de suas fábricas na França e no Reino Unido, a partir do final de março, por causa da demanda mais fraca por seus veículos na região depois de uma série de recalls mundiais. A interrupção da produção coincide com ajustes de produção planejados em duas fábricas da Toyota nos EUA por até duas semanas em março e abril, a fim de evitar que os níveis de estoque aumentem.

Entre os dias 6 a 9 de abril, a produção na fábrica da França será paralisada, e é possível uma nova interrupção da produção no fim mês. As operações serão interrompidas no Reino Unido por um total de oito dias, a partir da próxima segunda-feira (29) até quinta-feira (1º), e entre os dias 6 e 9 de abril.

A interrupção no Reino Unido ocorre em um momento no qual a empresa renova sua linha de produção para começar a fabricar uma versão híbrida do hatchback Auris ainda este ano, e também acontece antes de uma planejada paralisação em uma de suas duas linhas de produção do Reino Unido prevista para agosto.

O executivo-chefe da divisão europeia da Toyota, Tadashi Arashima, afirmou no início do mês que a montadora prevê uma queda de suas vendas na Europa este ano, diante da recessão, do fim do programa do governo federal americano "Dinheiro por Sucata" e das consequências sobre a demanda do recall de seus veículos.

Em 2009, a montadora vendeu 730.831 veículos na Europa, queda de 4,7% em comparação com o ano anterior. A participação de mercado da Toyota foi de 5%. A Toyota afirmou que pretende finalizar os detalhes da primeira grande reorganização das suas instalações de produção até ao verão, para evitar uma queda abrupta na rentabilidade. A Toyota é a maior montadora do mundo em volume de vendas.

Nenhum comentário: