sábado, 27 de março de 2010



27 de março de 2010 | N° 16287
ANTONIO AUGUSTO FAGUNDES


Troféus - Final

Antes do inicio da guerra o Paraguai era um país com muitos recursos, governado por um líder que encarnava as maiores aspirações de seu povo e cujos soldados se fariam logo notáveis pela extraordinária bravura. Surpreendendo todo mundo, Francisco Solano Lopez iniciou as hostilidades prendendo o governador do Mato Grosso que subia de navio o rio Paraguai para tomar posse.

A agressão repercutiu terrivelmente na corte do imperador Dom Pedro II. Aparentemente, o Paraguai não tinha outra opção ao se sentir encurralado pelos seus poderosos vizinhos, sem saída para o mar.

Aí o ditador paraguaio cometeu erros graves: para chegar ao Rio Grande do Sul, invadiu a Argentina, país onde tinha grandes admiradores entre políticos e militares. Invadiu o Mato Grosso, uma região desértica, sem objetivos militares, que não oferecia perigo nenhum ao Paraguai. Invadiu São Borja, com 8 mil soldados, depois de muitos preparativos. Apesar dos insistentes alertas e pedidos de reforços do Brigadeiro David Canabarro, o ex-general farroupilha, não lhe deram qualquer atenção.

Os paraguaios, descendo pela margem esquerda do Rio Uruguai depois de tomarem São Borja, tomaram Itaqui e Uruguaiana, onde foram cercados e rendidos por soldados de Brasil, Argentina e até Uruguai, que também havia sofrido invasões.

A partir de então o Brasil se arma decisivamente para o conflito, aceitando o apoio financeiro e diplomático da Inglaterra. A Guarda Nacional é ativada. Em todas as partes criam-se corpos de Voluntários da Pátria. Começa a sucessão de batalhas homéricas que vão empurrando os paraguaios de volta.

O Brasil, que se mobiliza rapidamente transformando até escravos em soldados, sabe que, apesar dos tratados, não pode contar muito com o auxílio militar do Uruguai e da Argentina, países que entraram na Tríplice Aliança meio a contragosto. O Brasil toma Assunção com as igrejas silenciosas, porque até os sinos Solano Lopez tinha fundido para transformá-los em canhões...

Com a euforia da vitória, houve saques e violações. Meninos guaranis foram trazidos para o Brasil, onde muitos guardam até hoje a lembrança dessa herança genética, como a minha própria família.

Mas foram trazidos também troféus, até um artístico punhal do próprio Francisco Solano Lopez, de prata e ouro e cravejado de diamantes, peça que conheci com o professor Armando Câmara. Lopez morreu lutando, de espada na mão, como morrera seu filho Panchito, quase um menino, que recusou a rendição oferecida por Joca Tavares.

Agora fala-se em devolver os troféus. Sou contra. Eles custaram catadupas de sangue. Quem vai devolver mortos? Os museus argentinos exibem até hoje troféus tomados do Brasil na batalha do Passo do Rosário. Jamais se cogitou da sua devolução. Troféus custam sangue e sangue não se devolve.

Nenhum comentário: