sexta-feira, 26 de março de 2010



Intrigas, vaidades, segredos e solidão do escritor

No romance de formação Chá das cinco com o vampiro, o consagrado escritor paranaense Miguel Sanches Neto, nascido em 1965 e autor de romances famosos como Chove sobre minha infância, Um amor anarquista e A primeira mulher, e do livro de contos Hóspede secreto, trata de temas candentes como a vaidade, a literatura, a fama, a relação entre mestre e discípulo e, principalmente, sobre a intriga e a arte da maledicência. Sanches Neto acha que todos são maledicentes, em maior ou menor grau, em especial escritores paranaenses.

Sobre as suspeitas de que a narrativa envolva uma polêmica versão da rompida amizade do autor com o genial contista paranaense Dalton Trevisan, escritor notoriamente avesso a fotos e entrevistas, Sanches Neto diz que o romance trata das relações entre um jovem um escritor e um campo literário, e todos os personagens são seres de ficção, valendo pelo que representam dentro do romance e não fora dele. Sanches diz que a narrativa seria sua versão para o imortal romance Ilusões perdidas, de Balzac.

Em artigo publicado no jornal Rascunho, Sanches Neto diz que o livro não é a favor nem contra Dalton Trevisan e que sequer é sobre ele. O fato é que, intrigas à parte, o resultado literário da empreitada de Saches Neto é bom.

Em seu romance de formação, o autor mostra personagens que lutam com sua incompletude e utiliza a história antiépica do jovem em busca de si mesmo para refletir sobre a solidão do escritor.

Em paralelo é traçado um painel ácido do mundo literário, com seus personagens quixotescos e suas costumeiras batalhas de ego. Sanches Neto, que além de doutor em Letras pela Unicamp é colunista do jornal curitibano Gazeta do Povo, em sua narrativa trata do conflito entre tradição e modernidade, de superação do pai pelo filho e, fundamentalmente, da luta do discípulo para encontrar um caminho próprio.

A narrativa é ágil, madura, rigorosa, delicada e plena de reflexões de poesia. O jovem interiorano busca seu caminho, seu lugar ao sol e seu reconhecimento na capital, tornando-se discípulo do famoso escritor excêntrico. Mas em pouco tempo, a sensação de deslocamento o domina e ele se torna refém de um círculo vicioso de mesquinhez e inveja.

Como se vê, Sanches Neto toca em temas universais da literatura, a partir de vivências e cores do interior e da capital. Em síntese, o autor mostra que muitas vezes a ruína de um homem, pode, ao mesmo tempo, significar sua redenção. Editora Objetiva, 236 páginas, R$ 39,90, www.objetiva.com.br.

Nenhum comentário: