sexta-feira, 19 de março de 2010



Mergulho profundo na cultura e nos costumes da Malásia

O romance Trilha de sonhos, lançado há poucos dias no Brasil, já foi traduzido para dezoito línguas e tem merecido justa aclamação internacional, por sua forma e conteúdo. A obra venceu o prestigiado prêmio Commonwealth Writers Prize para o Sudeste Asiático e Pacífico Sul em 2003.

A autora, Rani Manicka, nasceu na Malásia, onde graduou-se em Economia pela Universidade da Geórgia. Rani atualmente vive entre a Malásia e a Inglaterra e Trilhas de sonhos, seu primeiro romance é, acima de tudo, um mergulho profundo na cultura e nos costumes da Malásia.

A narrativa trata da vida de Lakshmi, uma garota nascida e criada no Ceilão que, aos 14 anos, desposa Ayah, um homem com mais do que o dobro de sua idade, mas sem ambição alguma. Lakshmi pensava que Ayah era rico, mas ele, na verdade, era apenas funcionário de baixo escalão e mal conseguia sustentar a família.

Ela se tornará a matriarca de uma família de seis filhos e conduzirá a prole com amor e determinação, inclusive para defender a todos dos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

Contando a saga dos filhos, netos e bisnetos de Lakshmi, tempos antigos, tradições e tempos modernos são mostrados em meio a informações e histórias sobre a religião e a culinária local.

O rapto e assassinato da linda filha Mohini, irmã gêmea de Lakshmi, pelos japoneses que ocuparam a Malásia durante a II Guerra Mundial, afetou toda a família para sempre, em especial o irmão gêmeo. Lakshmi sentia-se culpado e se tornou uma pessoa fria, distante dos familiares.

Quando nasceu Dimple, filha de Lakshmi, muito parecida com a falecida Mohini, a vida da família sofreu outras mudanças radicais. Dimple se interessa pela história da família e grava as memórias de cada um do clã.

Dimple terá um fim trágico como o da tia, mas as gravações são descobertas pela filha Nisha e aí as muitas e duras histórias dos ancestrais serão relevadas. Sentimentos de todo tipo, sonhos não realizados, emoções e pensamentos familiares e, portanto, universais, certamente seduzirão os leitores brasileiros.

A narrativa cobre 84 anos da história da família e mostra que, no tempo e na geografia, os sentimentos humanos não diferem muito. Editora Rocco, tradução de Márcia Frazão, 496 páginas, R$ 62,00, www.rocco.com.br.

Nenhum comentário: