quinta-feira, 18 de março de 2010



18 de março de 2010 | N° 16278
LETICIA WIERZCHOWSKI


As 3.283 páginas do João

Ele sempre gostou de livros, como gostam de livros todas as crianças pequenas. Ele andava entre os livros com a desenvoltura de um menino que cresceu entre estantes queridas. Ele cuidava dos livros, e conhecia-os, a muitos deles, pelo nome ou pelo autor.

Mas aí começou a crescer. E, com o crescimento, outros gostos e passatempos vieram concorrer com os livrinhos da sua pequena biblioteca. Então ele apaixonou-se pelo futebol, virou colorado de fé, conheceu o videogame, entrou num time de basquete, fez novos amigos no colégio. Mas continuava com suas leituras prediletas: livros sobre a natureza e gibis.

Lia menos que outrora, mas ainda curtia livros. Até que um dia nosso João fez uma visita à livraria e saiu de lá com o primeiro livro da saga do bruxo Potter. Harry Potter e a Pedra Filosofal tinha nada menos do que 263 páginas, e meu marido e eu, uma dúvida profunda se nosso menino de oito anos iria mesmo aventurar-se por aquele mar de páginas sem ilustrações. Era, afinal de contas, seu primeiro livro de “gente grande”.

Três semana mais tarde, para nosso espanto, João tinha terminado seu livro. E queria mais, queria avidamente mais daquilo. Contentíssimos, corremos à livraria, e arrebatamos o segundo volume da série. Dessa vez, ele chegava ao ponto final em apenas duas semanas.

Então, passou a ser corrente vê-lo espichado em alguma das poltronas da casa, narizinho enfiado entre as páginas do seu livro, curtindo a generosa aventura que é ler um livro que a gente gosta.

Maravilhados, meu marido e eu acompanhávamos o nascimento de um leitor. Como nasce uma flor, como nasce uma estrela, nascia entre nós esse gosto, esse hábito que é muito mais do que mania, é também revolta, coragem, insatisfação, delícia e curiosidade eternas – nascia um menino que amava livros.

Vieram o terceiro e o quarto livros de Potter. Vieram as férias de verão. E mesmo com tantas manhãs e tardes à beira-mar, os amigos da praia e o futebol, João não abandonava sua leitura.

Assim, nessas últimas férias, ele devorou apetitosamente o quinto, o sexto e o sétimo volumes da série. Necessário dizer que nenhum desses livros era curto – Harry Potter e a Ordem da Fênix, o quinto título, tem nada menos do que 702 páginas.

E agora, caro leitor, estou eu aqui escrevinhando essas linhas. Seria inevitável que eu viesse aqui contar-lhe o sucedido. Meu primogênito já tem livro novo ao lado da cama, Percy Jackson e o Ladrão de Raios.

Uma linda quinta-feira pra vc. Aproveite o dia

Nenhum comentário: