quinta-feira, 18 de março de 2010



18 de março de 2010 | N° 16278

DE DOMINGO A DOMINGO

Câmara derruba as restrições à meia-entrada

Projeto aprovado pelos vereadores estende para o fim de semana desconto de 50% a estudantes

Crianças e adolescentes com até 15 anos e os estudantes da Capital poderão curtir um cinema, teatro ou partidas de futebol com desconto de 50% nos ingressos também nos fins de semana. Os vereadores aprovaram ontem projeto que acaba com as restrições à concessão da meia-entrada em atividades culturais e esportivas.

Pelas regras atualmente em vigor, criadas em 2006, esse direito não poderia ser usufruído nos sábados e domingos, quando são concedidos apenas 10% de abatimento nos valores. Se o prefeito José Fogaça sancionar a proposta, os 50% passarão a ser válidos em todos os dias.

A iniciativa beneficia adolescentes e estudantes, mas poderá comprometer o bolso que está fora dessa lista. Os empresários do setor anunciam aumento no preço das entradas caso o projeto vire lei.

– É 100% certo. Essa lei vai acarretar em aumento nos valores dos ingressos e prejudicará quem não é estudante, que pagará a conta – afirmou o presidente da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas, Ricardo Difini Leite.

Segundo o dirigente, o valor dos cinemas na Capital poderá se equiparar ao praticado em São Paulo e no Rio de Janeiro, chegando a R$ 20 durante a semana e R$ 30 em sábados e domingos. A elevação compensaria as perdas com as perdas da meia-entrada.

Para o autor do projeto, o vereador Aldacir Oliboni (PT), não há motivo para o aumento nos preços dos ingressos.

– Os ingressos já são caros. Além disso, eles vão ganhar pela quantidade, já que vão ter casa cheia. Muitos jovens e estudantes precisam trabalhar e praticamente não têm acesso à cultura. Eles só têm o fim de semana e fica caro para ir ao cinema ou ao teatro – aponta.

Nenhum comentário: