quinta-feira, 28 de agosto de 2008



28 de agosto de 2008
N° 15709 - PAULO SANT’ANA


Um naufrágio

O matemático Tristão Garcia tem alguns interessantes e outros bombásticos dados sobre a perspectiva de classificação dos clubes no Brasileirão.

São projeções matemáticas, nada têm a ver com os resultados técnicos que advirão, no entanto podem nos guiar sobre as possibilidades de cada um dos candidatos ao título de 2008 e à Libertadores de 2009.

As chances matemáticas de o Grêmio vir a ser campeão brasileiro são de 55%.

Não se assustem os gremistas, porque o principal seguidor do Grêmio na tabela, neste instante, o Palmeiras, tem apenas 13% de chances de vir a ser campeão.

O terceiro colocado na tabela, Cruzeiro, tem apenas 12% de chances matemáticas de vir a ser campeão.

E o Botafogo, atualmente quarto lugar na tabela, ostenta 8% de chances para chegar ao título.

Por esta projeção, o Grêmio é favorito ao título.

No entanto, em duas, três ou quatro rodadas, este quadro pode vir a se modificar totalmente.

Mas neste momento é assim, risonho para o Grêmio, que foi muito mal no Maracanã e em Recife, tendo de se vitoriar contra o Vasco, domingo, no Olímpico, às 16h, se quiser ficar em paz com os dados matemáticos.

Já as chances para chegar ao fim do campeonato classificado para a Libertadores são as seguintes: o Grêmio tem possibilidades percentuais de 92% de chegar ao G4.

O Palmeiras tem 66% de chances. O Cruzeiro 61%. E o Botafogo tem chances de chegar ao fim do Brasileirão entre os quatro da Libertadores em 51%.

O bombástico no levantamento do matemático Tristão Garcia é que o Internacional, que no início do campeonato era considerado por toda a imprensa esportiva brasileira um dos três favoritos máximos ao título, tem agora 0% (zero por cento) de chances para ser campeão e, notem bem, apenas 2% de chances matemáticas de disputar a Libertadores no ano que vem, ano do seu centenário.

Sob o ponto de vista matemático, portanto, as perspectivas coloradas são desoladoras.

Recebo, me penalizo e me suplicio com o relato, passando-o adiante, na esperança de que as autoridades do SUS possam atender ao apelo dramático:

“Paulo Sant’Ana. Tu és minha última esperança. Imagina o sofrimento de uma mãe que vê o seu filho sem poder caminhar há nove anos, esperando uma cirurgia pelo SUS. Sua única forma de deslocamento, só dentro de casa, é de joelhos. Ele sofre demais e eu muito mais ainda.

Tudo porque pegou uma infecção hospitalar durante uma cirurgia, que deixou seus pés atrofiados. O mais angustiante é que os médicos garantem que uma simples cirurgia resolverá o problema. Meu filho, Josir Rosa de Souza, agora com 33 anos, está perdendo toda a sua juventude, sem poder mais trabalhar, estudar.

Tenho certeza de que se o secretário da Saúde do município, Eliseu Santos, ler esta carta, ele irá resolver o meu problema, que me deixa cada dia mais desesperada.

Muito obrigada e que Deus te proteja. (ass.) Tereza Fernandes da Rosa, Rua Humberto Cadaval, número 473, Lomba do Pinheiro, telefone 3319-9399”.

Impossível deixar de comover-se. Secretários estadual e municipal da Saúde, só mais esta, eu apelo. Não é difícil de resolver e salvar essas duas pessoas do naufrágio existencial.

Nenhum comentário: