sexta-feira, 22 de agosto de 2008



22 de agosto de 2008
N° 15703 - RICARDO SILVESTRIN


Memória

Vivemos um tempo de recuperação da memória. Outro dia, fiz uma brincadeira com um colega de trabalho, de cerca de 30 anos. Ele falou para eu abrir o link numa mensagem.

E perguntei se era abrir o Lancelot Link. Como ele não sabia de quem se tratava, entrei no youtube, digitei o nome e lá estava ele, o macaco-detetive da série de tevê dos anos 70.

Um macaco de verdade, não um desenho animado, com roupas de gente, falando dublado a cada mexida de boca. Se você tem a minha idade, sabe de quem estou falando. Se não tem, entre no youtube e procure.

Estou salvo. Não fico mais ilhado com o meu passado, citando como um maluco macacos de roupa, dublados, para a desconfiança geral dos mais jovens.

Posso provar, não pirei, sim, existiu Lancelot Link! Numa esfera muito mais interessante de recuperação da memória, o baterista Charles Gavin, dos Titãs, apresenta no Canal Brasil, canal 66 da Net, o programa O Som do Vinil.

São entrevistas com os envolvidos na produção de importantes discos da nossa música brasileira. Um dos entrevistados foi o músico Egberto Gismonti. Ele contou sobre a criação do seu Academia de Danças, de 1974.

O álbum era uma mistura de muitas coisas de que Egberto gostava: música clássica, jazz, sonoridades brasileiras, sintetizadores e sons eletrônicos. Tudo isso sempre andou separado.

Mas se encontrava na sensibilidade e no interior de Egberto. Então, resolveu colocar tudo na mesma panela e ver que som dava.

Chamou músicos da pesada, como o baterista Robertinho Silva e o baixista Luís Alves. Contou com a parceria das letras do excelente poeta Geraldo Carneiro, que também assinou a produção.

Quando apresentaram à gravadora, o big boss disse que o disco não soava como nada que se pudesse definir.

E só iria ser lançado porque a empresa já havia perdido muita grana na produção e horas de gravação. Depois de lançado, o disco teve grande vendagem. Havia muita gente como ele, interessada em algo novo, que não precisava ser definido.

Apenas escutado. Recuperar a memória desse disco é recuperar a ousadia da arte nesses tempos do deus mercado.

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