sexta-feira, 28 de março de 2008



Jaime Cimenti
28/3/2008


Canto de amor à Espanha

O romance La bodega é, acima de tudo, um grande canto de amor à Espanha e um tributo às qualidades do país de Picasso, Dali, Dom Quixote, Goya e de vinhos imortais. Noah Gordon, o autor, nasceu em 1926, em Worcester, Massachussets, e suas obras já foram lidas por mais de nove milhões de pessoas em todo o mundo.

Depois de curta permanência no exército norte-americano, do qual saiu quando a II Guerra Mundial chegou ao fim, pensou em estudar medicina, mas acabou dedicando-se ao jornalismo. Aos trinta e nove anos de idade, lançou seu primeiro livro, o romance O Rabino, que se tornou best-seller do New York Times.

A trilogia composta por O físico, Xamã e A escolha da Dra. Cole, publicados entre 1988 e 1995, mereceu prêmios internacionais e consagrou Gordon como um mestre nas narrativas sobre a condição humana e temas históricos.

La bodega, lançado há poucos dias entre nós, relata o caminho iniciático percorrido por um jovem viticultor durante as guerras carlistas.

Ambientado na turbulenta Catalunha do século XIX, mostra o protagonista, Josep Alvarez, ainda muito jovem e às voltas com o amor, as intrigas políticas e o trabalho duro, fazendo-o amadurecer precocemente.

Depois de participar, a contragosto, de um complô que fará com que o agitado cenário político catalão se convulsione ainda mais, Josep foge para a França, onde trabalha como camponês para um viticultor.

O tempo passa e ele fica sabendo da morte do pai. Mesmo temendo cair nas mãos da justiça espanhola, decide voltar à terra natal.

Toma posse da propriedade paterna, luta contra muitos fatores, entre eles a praga da filoxera, que arrasa os vinhedos. Nesse ambiente o personagem central vai empreender seu grande projeto: a elaboração de um bom vinho. Os conhecimentos adquiridos na França vão ajudar.

Os habitantes do povoado de Santa Eulália, às margens do rio Pedregós, vão lhe acompanhar: a jovem viúva Mar del Mar e seu filho Francesc; Nivaldo, o merceeiro de origem cubana; e Donat, o irmão operário, entre outros.

Para escrever o romance, Gordon visitou vinhedos, conversou com moradores da região rural catalã e fez ampla pesquisa sobre a guerra que sacudiu o nordeste espanhol no fim do século XIX.

O romance traz os ingredientes que fizeram de Noah Gordon um escritor de renome mundial: personagens fortes, bem-construídos, ampla pesquisa histórica, cenários deslumbrantes ricamente descritos e retratos fidedignos de época.

La bodega foi lançado na Espanha com tiragem de 200 mil exemplares em outubro de 2007 e, não por acaso, desde então encantou os leitores espanhóis e aparece nas listas dos mais vendidos do país. Tradução de Pinheiro de Lemos, 328 páginas, R$ 39,50. Editora Rocco, telefone 21-3525-2000.

Nenhum comentário: