segunda-feira, 17 de março de 2008



17 de março de 2008
N° 15543 - Paulo Sant'ana


É com este que eu vou


O que dói, o que punge, o que devora é que a segunda explosão deste escândalo dos fatos corruptos que cercam a atividade do Detran, com o envio pela Polícia Federal das conclusões de seu estrepitoso e aparentemente competente inquérito é que estas dezenas de milhões que engrossaram os bolsos do bando que liderou a rapina foram roubados dos motoristas gaúchos.

Ou quem tem de tirar uma carteira para dirigir camioneta que faz carreto, particular ou de empresa, não é roubado quando esses larápios, acobertados pelos mais altos círculos do poder, tomam de um só motorista cerca de quase R$ 900 a R$ 1.300 por uma mera carteira de motorista?

Um motorista de táxi paga R$ 900 por uma carteira, ou seja, tudo que ganha em um mês e meio de trabalho. Ladrões. Pérfidos ladrões.

E digo mais. Continuam cobrando isso, o que quer dizer em outras palavras, como já o afirmou categoricamente um delegado da Polícia Federal que montou o inquérito, que continuam roubando.

Governadora, continuam roubando.

Ladrões.

O que dói, o que punge e o que devora é que, igual ao mensalão, este escândalo do Detran consiste em partidos destacados da política brasileira, que quando viram que a mocante de corrupção ideal para enriquecer alguns de seus membros e os caixas de suas siglas era o Detran, destacaram para lá um pelotão precursor de corruptos e venais em potencial para roubar dos motoristas uma fortuna considerável.

O que mais não tem explicação é que não haja no governo um órgão que vigie e puna esta corrupção itinerante entre os órgãos do próprio governo. Dá a impressão que está torcendo para que a corrupção fique na moita, pelo menos há de por alguma forma vir a alimentar o caixa que vai enfrentar as despesas da próxima eleição.

Corria solta a mordida entre a Universidade, as fundações, os terceirizados da Universidade e das fundações, tudo ilegal, não podia terceirizar pela lei. Mas para escalpelar os motoristas eles terceirizaram, fizeram tudo que era ilegal e imoral.

Valia tudo, foi uma farra de mordidas. Miseráveis. Que tiravam dinheiro de pobres pessoas que se endividavam por três anos para conseguir uma carteira de motorista.

E tentavam roubar de motoristas que desistiram de assumir empregos porque não tinham como pagar esta quantia horrenda que cobravam e ainda continuam cobrando no Detran por uma carteira.

Governadora Yeda, se eu assumir o Detran por 15 dias, baixo o preço da carteira em 60%. Continuam roubando, governadora Yeda.

Vocês conhecem o célebre samba carnavalesco É com este que eu vou? Pois construí uma paródia dele para esta coluna, com relação ao escândalo do Detran:

É com este que eu vou
Roubar até cair no chão
É com este que eu vou
Me atolar em corrupção
Se ninguém me deter
É certo, vou enriquecer
E se o governo deixar
Vou me arrumar

Eu quero ver o ronca-ronca da cuíca
Gente pobre, gente rica,
Deputado, ex-reitor
E conselheiro e até procurador
Já se nota quem roubou
E vá mordida e mordida
É é com este que eu vou.

Nenhum comentário: