quinta-feira, 24 de março de 2022


24 DE MARÇO DE 2022
INFORME ESPECIAL

Avança aliança para a inovação na Serra Um doce presente para as debutantes

Inspirados na união de forças que deu origem ao Pacto Alegre (movimento criado para transformar a Capital), os reitores de quatro universidades do RS estão abrindo uma nova frente do tipo no Estado: a Aliança para Inovação na Serra Gaúcha.

A ideia começou a ser discutida em janeiro, quando o professor Carlos Bulhões, reitor da UFRGS, deu início a uma série de visitas a instituições do Interior. Junto da PUCRS e da Unisinos, a instituição é uma das responsáveis pela Aliança para Inovação em Porto Alegre, criada em 2018. A intenção é levar a experiência da UFRGS para ajudar outras regiões na empreitada.

No fim de fevereiro, Bulhões e os reitores Evandro Kuiava, da Universidade de Caxias do Sul, Leonardo Beroldt, da Universidade Estadual do RS (UERGS), e Júlio Xandro Heck, do Instituto Federal do RS (IFRS), assinaram um manifesto de intenções para formalizar a parceria na Serra. Agora, o grupo prepara o termo de cooperação técnica, a ser formalizado nos próximos dias.

- A Serra é a primeira região em que estamos consolidando essa ideia de ampliação das ações para diversos pontos do Estado. O objetivo é formar e atrair jovens talentos e potencializar o desenvolvimento regional - resume Bulhões.

Será possível, por exemplo, ampliar as parcerias em projetos e compartilhar infraestrutura, como laboratórios e salas de aula, além de buscar fomento para pesquisas em rede. Mas as expectativas vão além disso.

- Acreditamos que, juntos, somos mais fortes e que isso pode ajudar muito a Serra como um todo. O que estamos fazendo, no momento, é só o primeiro passo - diz Heck.

Amanhã, 250 meninas da periferia de Porto Alegre viverão uma noite de gala, em mais um evento da programação de aniversário da Capital. Elas serão as estrelas de um baile de debutantes especial, em pleno Parque da Redenção, com tudo o que têm direito, inclusive bolo. Ou melhor: dois bolos que, juntos, terão dois metros de extensão e renderão 500 fatias.

O baile é uma iniciativa da prefeitura, com apoio de uma série de empresas e entidades, em uma mobilização poucas vezes vista na cidade. Tudo foi doado: vestidos (até antigos trajes de noiva!), sapatos, joias, kits de maquiagem e lanches. As gurias - que completam 15 anos em 2022 e fazem parte de famílias de baixa renda - receberão os cuidados de mais de 60 cabeleireiros e maquiadores voluntários.

Na hora do "parabéns a você", os doces serão um presente da equipe de Gastronomia da Faculdade Senac Porto Alegre. Seis profissionais, entre eles as professoras Claudia Vitoria e Josi Castro (foto acima), estão envolvidos na produção, que já começou. A receita envolve nada menos do que 22 quilos de farinha, 230 ovos e mais de 25 ingredientes - os bolos são de pão de ló com recheio de brigadeiro e branquinho.

- Tudo isso é muito simbólico. Esse movimento mostra que é possível fazer algo legal quando a sociedade se une. E não é só um baile de debutantes, é muito mais do que isso. Estamos dando esperança a essas meninas. São 250 sonhos realizados - diz o secretário Rogério Beidacki, responsável pela programação dos 250 anos.

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário: