sábado, 19 de março de 2022



18 DE MARÇO DE 2022
ACERTO DE CONTAS

Farmacêutica gaúcha em expansão

Fundada há 22 anos, a indústria farmacêutica gaúcha Stem Novalatina, que produz principalmente suplementos alimentares, fechou parceria com duas redes de farmácias: a Drogaria Iguatemi, que tem sete lojas em São Paulo, e a Toureiro Farma, marca de um grande grupo de varejo do Piauí, a Casa O Toureiro. A estrutura física para a expansão de mercado está pronta. A empresa se mudou de Porto Alegre para Alvorada, onde construiu uma fábrica de R$ 10 milhões para aumentar a capacidade de produção em 500 mil unidades por mês. O diretor Guilherme Nunnenkamp quer faturar 47% mais em 2022, mas não fala em valores. Outros detalhes em gzh.rs/stem.

Volta da renda fixa

Não é torcida pelo juro alto, mas a Selic está deixando a renda fixa bem atrativa para estrangeiros e também para brasileiros. O tão sonhado retorno de 1% ao mês fica mais perto, mas é preciso considerar a inflação neste cálculo. No caso do Tesouro Direto, o IPCA+ está pagando a inflação mais um juro anual acima de 5,8%, o que não é mesmo de se jogar fora. É uma boa forma de proteger o dinheiro da alta de preços. 

Títulos atrelados à Selic também acompanham a inflação, que é o gatilho do Banco Central para mexer na taxa. Há, ainda, fundos de inflação, porém, fique de olho nas taxas de administração e compare. Além dos títulos públicos do Tesouro, há os privados, como CDBs, LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio). Esses dois últimos ainda contam com isenção de Imposto de Renda. No caso dos CDBs, há opções com rendimento parecido e até maior ao título público IPCA+ com prazos de aplicação acima de um ano. Veja outras opções e como está a poupança em gzh.rs/aplicaçoes.

GIANE GUERRA


Nenhum comentário: