10 DE MARÇO DE 2022
ZÉ VICTOR CASTIEL
Celebrar os 20 anos do Guri de Uruguaiana é celebrar Jair
Um dos personagens mais queridos dos gaúchos, o Guri de Uruguaiana, criação magistral de Jair Kobe, está completando 20 anos. Descrevendo assim, parece que foi fácil. Eu sou testemunha ocular e participante da gênese deste grande personagem, mas isso é tema para outra história. O que precisamos exaltar, na verdade, é a perseverança e a dedicação de Jair Kobe em tornar um simples personagem, que era um dos tantos que fazia no espetáculo denominado Seriamente Cômico, em um quase símbolo do humor do Rio Grande do Sul.
Jair, que originalmente é um músico de primeira grandeza, logo percebeu que o Guri de Uruguaiana poderia ter vida e trajetória próprias e, usando de sua experiência e talento musical, teve a sacada de fazer com que o personagem, além de proferir textos engraçados, mostrasse ao público como ficaria o sucesso Canto Alegretense, de Bagre e Nico Fagundes, se fosse interpretado em outros ritmos que não o que o imortalizou como quase um hino rio-grandense.
No início, não foram poucas as vezes em que Jair, devidamente pilchado e caracterizado, acordava de madrugada para se juntar ao jornalista Paulo Borges para participar da previsão do tempo do programa Bom Dia Rio Grande, da RBS TV. Começou a divulgar exaustivamente seu trabalho e em momento algum duvidou de que o Guri de Uruguaiana poderia ser o fenômeno que se tornou.
A parte mais bonita desta história, porém, é que, ao se transformar em enorme e longevo sucesso, Jair Kobe acabou por apostar em dar emprego para dezenas de pessoas, entre técnicos, figurinistas, especialistas da área digital, artistas, músicos e outros profissionais, que têm, até hoje, suas atividades junto ao Guri de Uruguaiana como seu carro-chefe de subsistência.
Portanto, amigos, a comemoração dos 20 anos da criação do personagem Guri de Uruguaiana não é só uma mera celebração à arte e à cultura do Rio Grande do Sul, mas também o reconhecimento ao seu criador, que incansavelmente acreditou que poderia divertir milhões de pessoas de forma honesta, genuína e absolutamente genial.
Parabéns, Jair! Tua batalha está recompensada. Que tenhamos o Guri de Uruguaiana muitos anos mais nos brindando com seu talento. Afinal, como ele mesmo diz: "Só se fala de outra coisa".
Nenhum comentário:
Postar um comentário