11 DE MAIO DE 2022
ARTIGOS
UM OUTRO MUNDO É MESMO POSSÍVEL
Por muitos anos, Porto Alegre ficou conhecida no cenário nacional, e até global, por sediar o Fórum Social Mundial. Sob o slogan "Um outro mundo é possível", o evento defendia determinada visão de sociedade -ainda ligada a uma mentalidade pré-queda do Muro de Berlim e colapso soviético, embora já no início do século 21.
Considerando esse panorama, é emblemático que a mesma cidade - duas décadas depois - receba o South Summit. É um encontro que também coloca a Capital em evidência ao redor do globo, sediando a primeira edição fora da Europa. No entanto, é evidente a evolução cultural e comportamental decorrida entre esses dois momentos. São novos ares que, à beira do Guaíba, sopram para uma cidade mais aberta ao empreendedorismo, oferecendo um ambiente de negócios menos hostil e engessado.
Há anseios que se conectam - como a sustentabilidade e a harmonia social -, mas, agora, parece haver muito mais preocupação em resolver os problemas reais de forma eficiente. Sem carga ideológica ou conflitos. E unindo o que há de mais evoluído em tecnologia com as insubstituíveis capacidades humanas.
Pelos próximos anos, teremos a chance de sediar o encontro, que oferece um gigantesco potencial de aprendizado e de mudanças concretas nas cadeias produtivas. Cabe a todas as partes saber aproveitar essa janela de oportunidade. A transformação digital impulsiona o progresso e tem uma capacidade única de tirar um contingente expressivo de pessoas da pobreza.
Ao trazer essa marca internacional de inovação para cá e a sociedade aderir ao evento, a capital gaúcha começou a virar a chave. E a história, lá na frente, vai mostrar que o South Summit foi um ponto de inflexão, que mostrou para onde se deveria avançar. Grandes corporações, pequenos negócios, governos, instituições, empreendedores, profissionais e academia se uniram para receber o futuro. E mostrar de que jeito um outro mundo é - mesmo - possível.
RAFAEL CODONHO
Nenhum comentário:
Postar um comentário