Chegou a hora de ser "real" nas redes sociais?
Filtro para deixar a pele sedosa e jovial, para disfarçar as olheiras e, por que não, um leve preenchimento nos lábios e uma afinadinha no nariz? Não sei você, mas eu cansei do "maravilhoso mundo" das redes sociais, com seus aplicativos de fotos e vídeos que mais parecem "comerciais de margarina". Onde foi parar a autenticidade?
Ao que parece, tem mais gente repetindo a mesma pergunta. Uma plataforma digital francesa chamada BeReal (algo como "SejaReal", em inglês) já soma mais de 2 milhões de adeptos mundo afora, prometendo "a chance de mostrar aos seus amigos quem você realmente é". Decidi entrar na brincadeira e experimentar.
É só baixar o app no celular e se inscrever. Aí, você é convidado a postar uma foto. Mas, não, não é qualquer foto.
A ferramenta te dá dois minutos para um clique sem filtros, do lugar onde você estiver e com a aparência do momento (não vale trapacear!).
A captação é dupla, com imagens das câmeras frontal e traseira do telefone. Ou seja: a foto mostrará você e também a sua visão do local onde está. Meio sem entender direito a coisa, fiz um registro no meu home office (se quiser espiar, estou lá como @jubublitz).
Quer saber? Até achei interessante, nem tanto pelo app em si (não sei se vou continuar), mas pela reflexão que proporciona. A dúvida é: queremos mesmo ver a realidade nua e crua, sem filtros e sem "chuva de likes"? Tenho dúvidas.
A propósito
Ainda sobre o tema acima, nesta semana, o repórter Daniel Giussani, que trabalha com a minha amiga Giane Guerra, colunista de Economia de ZH, contou que já há algo parecido no RS - o Nofake, aplicativo desenvolvido por um engenheiro de software em Novo Hamburgo. O slogan do app é: "Queremos mostrar que o mundo real é lindo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário