14 DE MAIO DE 2022
DIÁRIOS DO MUNDO
Turquia se opõe ao ingresso de Finlândia e Suécia na Otan
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse na sexta-feira que a Turquia não é a favor das adesões de Finlândia e Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
- Não temos uma opinião positiva. Os países escandinavos são uma casa de hóspedes para organizações terroristas - disse.
O presidente referia-se a integrantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerado grupo "terrorista" pela Turquia. Erdogan afirmou que não quer que se repita "o mesmo erro que foi cometido com a adesão da Grécia", país com o qual a Turquia tem fortes tensões.
Trata-se da primeira voz dissonante na Otan sobre a possibilidade de Finlândia e Suécia aderirem à aliança militar. Desde o início da guerra no Leste Europeu, a Turquia tem feito o possível para manter boas relações tanto com Ucrânia quanto com Rússia, dos quais sua economia depende muito.
Para um novo membro ser aceito na Otan, é preciso que os parlamentos de todos os integrantes aprovem a medida. Uma rejeição travaria o mecanismo.
Na sexta-feira, um relatório oficial da Suécia foi anunciado, citando vantagens de uma aderência à Otan, o que pavimenta o caminho para a candidatura. Neste domingo, o Partido Social-Democrata sueco deve se pronunciar sobre a candidatura. Seu apoio eliminaria o último obstáculo significativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário