16 DE MAIO DE 2022
CHAMOU ATENÇÃO
Projetos para mudar vidas
O gaúcho Fernando Aguz- zoli, 30 anos, ficou conhecido por ter largado a faculdade de Filosofia e o emprego para se dedicar exclusivamente aos cuidados de sua avó que sofria de Alzheimer, a vovó Nilva. Isso foi em 2013, mesmo ano em que a idosa faleceu sob os cuidados do neto.
Durante a convivência com a avó, Fernando escreveu o primeiro livro contando a história dos dois. A singela homenagem teve uma repercussão surpreendente. O livro Quem, eu? - Uma avó. Um neto. Uma lição de vida vendeu mais de 300 mil cópias, motivando o autor a produzir mais quatro livros.
- Quando vovó Nilva morreu, eu decidi que passaria o resto da minha vida, ou a parte que fosse necessária, tentando desenvolver projetos que mudassem a realidade de famílias como a nossa.
Hoje, Fernando é referência na área de saúde mental e faz palestras pelo Brasil e pelo mundo. Tornou-se diretor em Envelhecimento Bem Sucedido e Demências na Associação Crônicos do Dia a Dia. E abriu uma empresa, batizada de Vovó Nilva, para incentivar projetos de inovação em demência e que possam mudar a realidade dessas pessoas.
Agora, Fernando está empolgado preparando um documentário. Um grupo de mais de 150 pessoas de vários países (profissionais da saúde, pesquisadores, pessoas com demência e seus familiares) vai percorrer o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, em uma troca de experiências que será registrada em vídeo. Além disso, Fernando ainda quer lançar mais um livro, já em fase de produção. O foco será no trabalho de comunicação dos profissionais de saúde e na melhor forma de dialogar com pessoas com demência e suas famílias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário