domingo, 31 de maio de 2009

Não esqueça de desligar o rádio que toca automatiamente ao abrir a página.


Publicidade - da Folha Online - da Folha de S.Paulo

Sem surpresas, Fifa anuncia sedes de 2014; Manaus e Cuiabá vencem duelos

Sem grandes surpresas, a Fifa anunciou neste domingo, em Nassau, nas Bahamas, as 12 cidades-sedes da Copa de 2014, que será disputada no Brasil. Como era esperado, entre as 17 candidatas, Belém, Campo Grande, Florianópolis, Goiânia e Rio Branco ficaram de fora.

Desta maneira, Porto Alegre e Curitiba (Região Sul); São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (Sudeste); Natal, Recife, Fortaleza e Salvador (Nordeste); Cuiabá e Brasília (Centro-Oeste); e Manaus (Norte) são as 12 escolhidas para abrigar o segundo Mundial de futebol sediado no Brasil.

A coletiva de Joseph Blatter, presidente da Fifa, começou pontualmente às 15h30 (de Brasília), e o dirigente cumprimentou o Brasil antes de citar as cidades escolhidas. Blatter também lembrou que a Fifa indicaria apenas dez cidades, mas que, por intervenção de Ricardo Teixeira, resolveu escolher 12 sedes.

Manaus venceu um duelo particular com Belém --já que Rio Branco corria por fora-- para ser a sede amazônica da competição. A cidade já havia até organizado uma festa para celebrar a indicação, com financiamento da Coca-Cola, também patrocinadora da Fifa.

E Manaus recorreu à empresa e à Sony, ambas com sede na capital, para fazer lobby junto à Fifa para incluir a cidade no Mundial de 2014. E as duas atuaram.

Já Cuiabá, capital do Mato Grosso, também teve que superar um duelo para ter sua indicação confirmada, contra Campo Grande, capital sul-matogrossense, como a sede pantaneira do torneio.

A cidade também tinha uma festa pronta para o anúncio, com 12 pontos de concentração, cinco telões espalhados e ainda shows pirotécnicos nas 33 maiores cidades de Mato Grosso. A influência política de Blairo Maggi, governador do Estado, era tida como decisiva para a confirmação da cidade.

Natal, por sua vez, mostrava confiança e enfrentava Florianópolis pela vaga de uma cidade de porte menor, mas com forte apelo e estrutura turística. A capital potiguar planejou uma grande festa, até com a presença de DJs, na Ponta Negra, um de seus principais cartões-postais.

Assim como Rio Branco, Goiânia tinha poucas chances de ser confirmada, principalmente por conta da pouca distância em relação à sede Brasília --de aproximadamente 200 km.

As outras nove cidades escolhidas já figuravam na lista de certezas como sedes da Copa-2014.

Todos os 12 municípios que abrigarão a Copa já tem a promessa de receberem investimentos do governo federal para obras de infraestrutura, especialmente em meios de transporte.

Nenhum comentário: